Infantil 4 visita a galeria de arte Pinakotheke São Paulo

19 de junho de 2019


O fazer artístico permeia o dia a dia da Educação Infantil. Nossas crianças representam sua realidade e dão asas à imaginação, tanto na sala de Artes como na sala de aula. Munidas de canetas, lápis de cor, tintas diversas, papéis coloridos e materiais variados, produzem arte, fazem desenhos e esculturas, observam a produção dos amigos e conversam sobre elas. Essas ações são naturais e muito apreciadas nessa fase do desenvolvimento infantil.

Dessa forma, gradativamente, a criança constrói suas noções sobre arte. Contudo, para que isso ocorra de forma eficaz, é essencial que, além do fazer artístico e da experimentação, ela tenha um bom repertório visual, baseado em produções artísticas de qualidade.

Para propiciar a ampliação dos repertórios visual e cultural de nossos alunos, visitamos a exposição Estética de uma amizade, na galeria de arte Pinakotheke São Paulo.

Essa exposição tem como pano de fundo o encontro e a relação de amizade entre os artistas Alfredo Volpi e Bruno Giorgi, que se complementam em suas técnicas, o que nos remete à fase em que nossos pequenos se encontram, na qual vivenciam intensamente a amizade com seus colegas e começam a voltar o olhar para o outro e para o trabalho alheio.

O planejamento dessa visita foi cuidadosamente pensado. Em sala de aula, apresentamos previamente uma breve biografia dos artistas, bem como algumas de suas obras, para familiarizar as crianças com nosso objeto de estudo. Quando os alunos chegaram à exposição e encontraram as obras originais, ficaram empolgados em reconhecê-las, fizeram apontamentos e comparações sobre as cores, tamanhos e dimensões.

As técnicas distintas usadas nas obras dos artistas vistos contemplam um dos aspectos de nosso trabalho: identificar a pintura, a escultura e o desenho como forma de comunicação. Assim, pudemos observar que Bruno Giorgi apresenta suas esculturas em diferentes superfícies, enquanto Alfredo Volpi traz suas pinturas e estudos.

A ação educativa de uma visita a uma galeria de arte com crianças nesta faixa etária não se limita somente a ver a exposição, mas também a conhecer as regras de comportamento que esse ambiente exige: andar de maneira adequada, falar em tom baixo, observar as obras e interagir somente com as que têm essa proposta.

Nossos alunos caminhavam entre as obras com olhares de admiração, e tudo o que viam era motivo para comentários. Tiveram ainda a possibilidade de desenvolver uma observação atenta do entorno e apreciaram diversas obras que, com certeza, aguçaram ainda mais a percepção e a imaginação de cada um.