Infantil 4 visita horta comunitária no Parque Burle Marx
8 de novembro de 2018
Em mais uma etapa de nosso estudo sobre as Plantas, fomos com nossos alunos à horta comunitária do Parque Burle Marx, um espaço de cultivo de alimentos orgânicos aberto a todos que queiram participar.
Nossos alunos chegaram ao parque muito animados e curiosos, observando tudo ao redor, e lá foram recebidos pelo Sr. Mauro, responsável pela manutenção da horta, que contou às crianças sobre o cuidado que tem com cada canteiro. Conforme as crianças andavam, diferentes plantas chamavam a atenção delas, que tiveram a oportunidade de observar diversos legumes e hortaliças em seu ambiente natural. Aprenderam sobre plantio, sobre como cuidar da horta e como colher alface e beterraba. Plantaram sementes de alface em uma sementeira, que trouxeram para a Móbile, e agora estão acompanhando seu crescimento.
O Parque Burle Marx, por possuir uma área significativa de mata nativa, funciona como um refúgio para várias espécies de plantas em São Paulo. Para ampliar nosso estudo, além da visita à horta, fizemos um passeio por uma trilha. Pequenos detalhes que passam despercebidos no dia a dia, como o som dos passos ao andar sobre folhas secas, uma raiz aérea ou o cheiro de terra molhada, ficaram evidentes e aguçaram os sentidos de todos. As crianças puderam observar ainda árvores frutíferas, folhas de diversos tamanhos, tonalidades e cores, raízes, flores e até cogumelos e líquens, o que aguçou ainda mais a curiosidade de todos.
Além de estimular os sentidos do tato, olfato e paladar, a natureza traz consigo inúmeras possibilidades de conhecimento, como promover a aprendizagem sobre o ciclo de vida das plantas e o desenvolvimento de habilidades como observação, descrição e comparação. Permite, também, a oportunidade da exploração de movimentos em brincadeiras ativas. Antes de voltar para a escola, nossos alunos se divertiram ao brincar em troncos de árvores dispostos no chão. Puderam sentir sua textura, observar sua cor e perceber seu tamanho em comprimento e largura, ao subir e descer dos troncos e ao se equilibrar andando sobre eles. Durante a brincadeira, nós os ouvimos dizendo: “Oba! Brinquedos da Natureza!”
Voltaram do parque encantados com tudo o que vivenciaram e ainda mais dispostos e interessados em continuar o estudo sobre as Plantas.