Infantil 5 participa de Oficina de Autorretratos

27 de setembro de 2016


Para complementar o trabalho dos alunos do Infantil 5 no projeto Retratos e Autorretratos, os grupos receberam Luca Caltran, professor de Artes do Ensino Fundamental.

Antes de iniciar o trabalho, Luca perguntou às crianças o que elas sabiam sobre a produção de retratos. Entusiasmadas, elas contaram o que já haviam descoberto sobre o tema. Para ilustrar essa conversa, o professor mostrou a elas três autorretratos do pintor espanhol Pablo Picasso, cada um retratando-o de maneira diferente, o que provocou algumas declarações das crianças:

“Esse parece que ele tirou uma foto.”

“Esse parece um desenho maluco; o olho tá no lugar do nariz!”

“Nesse, ele usou linhas muito grossas.”

Após a conversa inicial, chegou o momento de cada um produzir seu próprio retrato, porém com alguns combinados: os alunos poderiam escolher apenas um material, que deveria ser usado do começo ao fim. Além disso, o autorretrato seria feito de forma diferente de como costumam fazer: cada um tocaria seu próprio rosto, sentindo as curvas e linhas, em vez de utilizar um espelho para observar sua imagem refletida.

Cada aluno, com seu lápis e suporte, pôs-se em ação. Luca chamava a atenção das crianças sobre qual parte do rosto deveriam tocar, considerando os detalhes de cada uma delas: o comprimento do cabelo, se liso ou anelado; o formato dos olhos; a definição da boca, se os lábios são grossos ou finos; se o nariz é grande ou pequeno etc.

Trabalhar com autorretrato na Educação Infantil auxilia na construção da identidade, pois, por meio dele, as crianças têm a possibilidade de visualizar as diferenças físicas existentes entre elas, atribuir signos às próprias imagens e identificar suas marcas pessoais ao se desenharem. Pensando nisso, Luca propôs que cada um escolhesse um aroma para simbolizar seu retrato: canela, açafrão, erva-doce, camomila ou cravo. Por fim, os alunos completaram seus autorretratos tornando-os ainda mais característicos e significativos.