Infantil 5 visita o Parque Barragem do Guarapiranga

9 de novembro de 2016


Durante o estudo inicial sobre a Água, projeto desenvolvido neste semestre pelos alunos do Infantil 5, diferentes questões foram levantadas. A partir da pergunta “De onde vem a água que chega às nossas casas?”, eles pesquisaram as diferentes origens da água utilizada pela população da cidade de São Paulo. Para elucidar ainda mais essas questões, visitamos o Parque Barragem do Guarapiranga, que fica localizado na zona sul, à beira da Represa Guarapiranga, que fornece água potável a 20% da população, além de propiciar lazer aos paulistanos que a frequentam, pois podem pescar ou fazer esportes náuticos nela.

No caminho até o Parque Guarapiranga, nossos alunos, orientados por nossos monitores, observaram o Rio Pinheiros e discutiram sobre a poluição das águas do nosso trajeto e do local onde iríamos. No Parque, fomos recebidos pelos monitores do local, e as crianças, muito entusiasmadas, logo se surpreenderam com o tamanho da represa.

Após a recepção, iniciamos a visitação conhecendo uma grande composteira. No Parque nada se perde, todo material orgânico é reaproveitado, desde as folhas secas até o mato cortado, incluindo os aguapés, plantas aquáticas flutuantes que aparecem na presença de poluição. Esse material, após passar por todo o processo, serve de adubo para a vegetação local.

O Parque, além de muito arborizado, também tem uma linda horta repleta de diferentes ervas: manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, entre outras – e as crianças puderam sentir o aroma de todas elas.

Ainda explorando o espaço, os monitores mostraram aos alunos a mata ciliar, explicando sua importância e dando ênfase à abundante fauna aquática presente. Na região, há diferentes tipos de aves, algumas residentes – como coruja-buraqueira, gavião-caramujeiro, quero-quero, garça e sabiá – e outras migratórias – como uma espécie de falcão que podemos encontrar nesta época do ano.

Ao fundo da paisagem, pode-se observar a barragem, contenção artificial feita para reter grandes quantidades de água por meio do represamento do curso de um rio – nesse caso, o Guarapiranga.

Questões como poluição da represa e a atual crise hídrica também foram levantadas pelos monitores, e nossos alunos, muito envolvidos, pensaram em soluções para diminuir a quantidade de lixo, melhorar a qualidade da água e evitar o desperdício: “A gente pode recolher o lixo quando a gente encontrar”; “Não jogar lixo na rua”; “Usar pouca água”; “Fechar a torneira quando escovar os dentes”; “A gente não pode brincar no banho com o chuveiro ligado”.

Após a caminhada cheia de novidades e conhecimentos, os alunos comeram um delicioso lanche e retornaram à escola, com novas informações acerca da importância da água não só para as pessoas, mas para as plantas e os animais, e sobre os cuidados que devem ter com ela.