Infantil 5 visita o Parque Barragem do Guarapiranga
21 de setembro de 2017
Durante o estudo inicial sobre a Água, projeto desenvolvido neste semestre pelos alunos do Infantil 5, diferentes questões foram levantadas. A partir da pergunta “De onde vem a água que chega às nossas casas?”, eles pesquisaram as diferentes origens da água utilizada pela população da cidade de São Paulo. Para elucidar ainda mais essas questões, visitamos o Parque Barragem do Guarapiranga, que fica localizado na zona sul, à beira da Represa Guarapiranga, que abastece mais de 4 milhões de pessoas no Estado, além de propiciar lazer aos paulistanos que a frequentam, pois podem pescar ou fazer esportes náuticos.
Durante o percurso, os alunos, orientados pelos monitores e professores, observaram o Rio Pinheiros e conversaram sobre a poluição de suas águas e o local aonde iríamos.
Ao chegarmos, iniciamos a visitação conhecendo uma grande composteira, pois no Parque nada se perde; todo material orgânico é reaproveitado, desde as folhas secas, até o mato cortado, incluindo os aguapés – plantas aquáticas flutuantes que aparecem na presença de poluição. Esse material, após passar por todo o processo, serve de adubo para a vegetação local.
O Parque, além de muito arborizado, também tem uma bela horta repleta de diferentes ervas, como manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, entre outras, e as crianças puderam sentir o aroma de todas elas.
Ainda explorando o espaço, os monitores mostraram aos alunos a mata ciliar, explicando-lhes sua importância e destacando a abundante fauna aquática presente. Na região, há diferentes tipos de aves, algumas residentes – como coruja-buraqueira, gavião-caramujeiro, quero-quero, garça e sabiá – e outras migratórias, como uma espécie de falcão que podemos encontrar nessa época do ano.
Ao fundo da paisagem pode-se observar a barragem, contenção artificial feita para reter grandes quantidades de água, por meio do represamento do curso de um rio – no nosso caso, o Rio Guarapiranga.
Questões como poluição da represa e a crise hídrica também foram levantadas pelos monitores, e nossos alunos, muito envolvidos, pensaram em soluções para diminuir a quantidade de lixo, melhorar a qualidade da água e evitar o desperdício:
“A gente pode recolher o lixo quando a gente encontrar.”
“Não jogar lixo na rua.”
“Usar pouca água.”
“Fechar a torneira quando escovar os dentes.”
“A gente não pode brincar no banho com o chuveiro ligado.”
Após a caminhada cheia de novidades e conhecimentos, as crianças saborearam seus lanches e retornaram à escola com novas informações acerca da importância da água – não só para as pessoas, mas para as plantas e animais – e dos cuidados que devem ter com ela.