Integração dos Alunos do 6º ano

6 de abril de 2010


Um projeto de Matemática e Orientação Educacional, que se iniciou no primeiro dia de aula do 6º ano, teve como objetivo promover o conhecimento dos novos colegas de classe, bem como levantar dados a respeito da adaptação à nova estrutura escolar.

As classes foram divididas em grupos, de forma aleatória, e a tarefa era a realização de uma entrevista com os colegas do 6º ano. Fizemos dois agrupamentos de questões.

No primeiro, os alunos tinham a possibilidade de pesquisar afinidades e estabelecer contatos. Eram estas as perguntas:

1. O que você faz nas horas vagas?
2. O que gosta de fazer durante o recreio?
3. Qual o seu time de futebol preferido?
4. Qual o seu esporte preferido?
5. Em que bairro você mora?

Já o segundo agrupamento era composto por perguntas que investigavam questões escolares relacionadas à entrada, à convivência e adaptação ao 6º ano:

1. Quais são as suas expectativas em relação ao 6º ano?

2. Para você, o que poderá ajudá-lo a se adaptar melhor ao 6º ano?

3. Quais são as suas maiores apreensões com relação ao 6º ano?

4. Escolha duas opções que melhor representem para você uma boa maneira de assistir a uma aula do 6º ano:

• Ficar por dentro do que os colegas estão falando, pensando.
• Ouvir as instruções dos professores sem interrupções.
• Perguntar o que não entendeu durante a aula.
• Estar com o material completo
• Estar disponível para conhecer e aprender novas coisas a respeito do mundo, mesmo que às vezes elas sejam difíceis.

5. Para você, o que é mais importante na convivência com os colegas da escola. Escolha apenas duas alternativas.

• Ser respeitado(a).
• Poder durante a aula esclarecer dúvidas, fazer perguntas.
• Sentir-se bem da forma como você é.
• Não ser humilhado(a).
• Fazer parte de um grupo.

A etapa seguinte do trabalho consistiu em tabular e organizar os resultados da pesquisa do segundo grupo de questões por meio de gráficos e tabelas. Esses gráficos foram construídos nas aulas de Matemática, no Laboratório de Informática, contemplando um conteúdo importante dessa disciplina, que visa reconhecer e interpretar informações de natureza social ou científica em gráficos e tabelas.

As análises feitas dessas informações permitem avaliar a adequação de propostas de intervenção na realidade e o conhecimento das representações que as crianças têm em relação a esta fase escolar. Essas análises também servirão de material de apoio nas aulas de Orientação Educacional, objetivando o estabelecimento de metas e intervenções no cotidiano escolar do 6º ano.