Integration Day

6 de novembro de 2019


Nos dias 23 e 24 de outubro, os alunos do 2º ao 5º ano vivenciaram uma rotina diferente no Período Estendido: o Integration Day, cujo fio condutor foi a diversidade cultural da Arábia.

Ao longo da semana, os alunos se familiarizaram com o tema por meio de imagens, perguntas, pensamentos e atividades espalhados pelos corredores e saguão de nosso prédio.

Na quarta e quinta-feira, ao chegar a suas salas, eles foram divididos em grupos de diferentes cores e, então, foram convidados a se juntar a colegas de outros anos que pertenciam ao mesmo grupo.

Em uma das atividades, os grupos foram levados a uma sala ambientada como se fosse um deserto e ouviram uma história no estilo Hakawati, uma antiga arte árabe de contação de história. Ao interagir com o Hakawati, os alunos produziam sons utilizando-se de seus próprios corpos e de instrumentos, e até mesmo se expressavam como alguns personagens da história Joha and His Donkey quando não concordavam com o que estava acontecendo: “This is not right! This is not right!”

Em outro espaço, os alunos conheceram uma arte que se originou dos tecelões árabes do século XIII: o macramê, técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de instrumento ou ferramenta. Assim, aprendendo uns com os outros e expandindo seus vínculos, eles produziram suas próprias pulseiras e chaveiros.

No espaço Nigun Atik, a expressão artística ocorreu por meio da dança, em que os alunos conheceram alguns movimentos dessa dança folclórica de origem israelense e, experimentando seus movimentos, participaram de uma dança coletiva.

Assim, interagindo na língua inglesa, eles vivenciaram a multiculturalidade, a conexão com o outro e a imaginação.

 

Equipe do 2º ao 5º ano do Período Estendido