Interclasses 7° ano
30 de maio de 2018
No dia 5 de maio, sábado, o Interclasses do 7º ano, evento esportivo semestral do Ensino Fundamental II realizado na Escola Móbile, foi um momento privilegiado para a integração entre os alunos e seus pais. Neste ano, as modalidades esportivas selecionadas para os jogos foram o Basquete e o Handebol, que foram trabalhadas durante as aulas de Educação Física ao longo do primeiro bimestre.
No auditório, durante a abertura do torneio, foi destacada a importância do trabalho em equipe, da participação responsável e animada da torcida e do planejamento necessário para realizar uma boa partida. Em ano de Copa do Mundo, esse evento esportivo mundialmente esperado foi enfatizado, logo no início do Interclasses, por seu caráter universal, citado como forma de incentivar os estudantes a persistirem em uma conduta ética e colaborativa.
Quanto à organização e aprendizagem dos fundamentos do Basquete e do Handebol, os alunos demonstraram dedicação e esforço em olhar atentamente a posição do outro para fazer o passe, mover-se agilmente para receber a bola, planejar novos lances para obter um melhor resultado, recombinar táticas de jogo para alinhar o time – ações desenvolvidas em aula e exercidas com garra em quadra nesse evento esportivo. Além disso, unir-se para colaborar com a equipe, respeitar as regras para jogar com legitimidade, acolher o comentário do outro para buscar superar os próprios limites e cumprimentar o adversário ao final do jogo para valorizar igualmente o desempenho de todos são ações necessárias em uma competição, assim como outras baseadas no fair play.
Uma vez que o desenvolvimento de habilidades interpessoais são parte dos objetivos do trabalho realizado pela disciplina de Educação Física, o comportamento dos meninos e das meninas apresentado durante os jogos é reflexo de atividades realizadas desde o início do ano sobre como fazer a gestão do grupo, prevendo a responsabilidade da escolha do capitão ou da capitã do time; saber como valorizar o uso do uniforme, o que reforça a organização e a identidade das equipes; além compreender a importância de cumprir as regras e os regulamentos, que fundamentam as decisões tomadas em um campeonato.
Pais e filhos puderam vibrar juntos ao longo do sábado esportivo, vivência que deu oportunidade para os mais experientes relembrarem estratégias de jogo e darem conselhos valiosos aos mais jovens, que desfrutaram do apoio e incentivo incondicional de seus torcedores “número um”.