Interdisciplinar: Democracia Ateniense
5 de maio de 2016
No fim de março, os alunos do 1º ano do Ensino Médio vivenciaram uma experiência pedagógica interessante. Com as turmas reunidas aos pares, foram ao auditório da Móbile, onde assistiram à exibição de trechos selecionados de um documentário da Lion Television. Antes e depois da exibição, os estudantes tiveram uma palestra com a professora Denise Mendes, de História, e com o professor João Cunha, de Estudos Literários.
A apresentação abordou a construção da democracia grega, suas peculiaridades e idealizações, além do papel do teatro trágico para a formação do cidadão ateniense.
Essa atividade traz uma série de ganhos, entre os quais podem-se destacar a ruptura com um modelo mais clássico de aula, na abordagem de um tema tão interessante; o aproveitamento das mídias visuais para materializar aspectos da sociedade em um contexto tão distante da nossa realidade; e, principalmente, a adoção de um trabalho interdisciplinar que oferece aos alunos um olhar mais profundo e crítico sobre o que foi a democracia ateniense e sobre como surgiu o teatro trágico de Sófocles, autor da obra Édipo Rei, estudada pelos alunos no 1º bimestre.
Denise Mendes é tutora e professora de História e João Cunha é professor de Estudos literários, ambos do Ensino Médio.