Literatura e Cinema
4 de julho de 2018
Em meio a um mundo em que as séries, filmes e vídeos são tão acessíveis a nós tanto como espectadores quanto como “diretores”, destacar os elementos que sustentam os enredos das filmagens torna-se um contraponto importante na formação dos alunos.
Tendo como referência a leitura do livro e do filme A invenção de Hugo Cabret, os alunos foram estimulados a refletir acerca de alguns aspectos que aproximam mas também distinguem a literatura do cinema:
De que maneira o diretor de um filme planeja a sequência de cenas para que os espectadores fiquem atentos ao desenrolar da história? Como é construída a tensão, considerando os recursos de imagem? Qual o dinamismo estabelecido entre o protagonista e o antagonista? Quais são as especificidades que diferem as linguagens da literatura e do cinema? Os filmes muitas vezes “conversam” com outros filmes?
Estas foram algumas das questões que orientaram o encontro e a conversa realizada entre os alunos do 6º ano e o roteirista de cinema André Sirangelo.
No retorno ao trabalho em sala de aula, foi lançado aos alunos o grande desafio de escrever um roteiro, como estímulo para o exercício de novas aprendizagens.