Luz Síncrotron?

24 de agosto de 2018


Você sabe o que é luz síncrotron? Você sabia que existe um laboratório exclusivo em nosso país que opera esse tipo de luz?

Em junho, os alunos do 3º ano do Ensino Médio visitaram o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – ou LNLS, como é conhecido –, responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina. O LNLS recebe em suas instalações pesquisadores acadêmicos e industriais de diversos países.

O Brasil foi o primeiro país do Hemisfério Sul a reunir competências técnicas para desenvolver e operar um equipamento científico de grande porte como o síncrotron.

A fonte de luz síncrotron, denominada UVX, foi projetada e construída por brasileiros e com tecnologia nacional, ao longo das décadas de 1980 e 1990, e inaugurada em 1997. O síncrotron UVX possui 17 estações experimentais que possibilitam a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X.

Neste momento, o LNLS está construindo o Sirius, uma fonte de luz síncrotron de quarta geração planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.

Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conversar com profissionais do laboratório e de visitar as complexas instalações do local acompanhados de professores e coordenadores.