A Matemática da Copa do Mundo
28 de junho de 2018
A Copa do Mundo é um evento que acontece de 4 em 4 anos e, sem dúvida, mobiliza e desperta grande interesse no público de uma forma geral. Essa competição foi o tema de uma sequência didática que instigou os alunos de 1º a 5º ano a resolver diversos desafios matemáticos. Foram organizadas atividades com o objetivo de discutir aspectos relacionados com a história das Copas, do país-sede atual, a Rússia, e das etapas que organizam o campeonato.
As crianças leram notícias, analisaram dados estatísticos, construíram gráficos, observaram padrões e regularidades e resolveram diferentes problemas. Durante essas últimas semanas, ver a “Matemática” na rotina do dia significava muitas crianças perguntando animadas: “É aula de ficha da Copa?” Esse engajamento aproximou os alunos de análises e resoluções, por vezes, bastante complexas e desafiadoras. Durante essas aulas, foram trabalhadas diferentes estruturas de pensamento matemático. O pensamento combinatório foi desenvolvido, por exemplo, quando os alunos precisavam analisar as combinações possíveis de times para determinar o total de jogos na primeira fase.
Além dessa sequência de discussão sobre o evento, os alunos de 1º, 2º e 3º ano construíram um álbum de figurinhas da turma. Nesse trabalho, fizeram pesquisas com adultos da escola, trabalharam comparação, classificação e sistema de numeração decimal. Esse exercício de troca de figurinhas mobilizou as crianças e promoveu uma experiência rica de reconhecimento do álbum como um registro que valoriza a importância do grupo de amigos, professores, assistentes e todas as pessoas que fazem parte do dia a dia escolar.
Esse projeto é mais uma situação de aprendizagem que mostra a importância da Matemática como uma ciência viva no cotidiano das pessoas.