Memória e Literatura

7 de março de 2018


Neste primeiro bimestre de 2018, a professora Teresa Chaves, de História, e o professor João Cunha, de Estudos Literários,  juntaram suas aulas para o 2º ano do Ensino Médio e exibiram, em nosso auditório, o filme O doador de memórias (2014), dirigido por Phillip Noyce e inspirado no romance homônimo de Lois Lowry (1993). Após a exibição do filme, discutiram a relação entre as escolhas estéticas do diretor e o enredo da obra. Esse debate abordou o caráter alegórico do filme, classificado como uma obra de ficção científica, que projeta uma sociedade distópica. Isso proporcionou aos alunos uma reflexão sobre o papel provocativo da arte e sobre o modo como o filme discute a noção de liberdade, a relação entre democracia e sociedade de controle e, ainda, algumas características de governos totalitários.

Além desses aspectos, a relação entre “memória” e História, o valor da literatura como registro da trajetória de uma sociedade e a importância das escolhas que fazemos também estiveram em pauta na discussão sobre o filme.

Essa atividade interdisciplinar mobilizou conceitos relacionados diretamente ao curso de História e outros relacionados ao curso de Estudos Literários, enriquecendo as abordagens pertinentes a cada uma dessas disciplinas e proporcionando aos alunos uma visão mais ampla dos conteúdos. Para os professores, a estratégia de juntar duas turmas em uma discussão, de deslocar o debate do espaço da sala de aula para o do teatro e de partilhar saberes por um viés mais heterodoxo promoveu uma excelente experiência pedagógica, afinal, isso mostra como o conhecimento de mundo não se organiza por disciplinas e saberes fragmentados, mas pela capacidade de observar, interpretar e relacionar obras, textos, documentos e conceitos à realidade.

Essa atividade trouxe um ganho significativo aos dois cursos, antecipando correlações que serão exigidas dos alunos do 2º ano do Ensino Médio no projeto Móbile na Metrópole e que serão fundamentais aos estudantes ao longo de suas vidas.

João Cunha é professor de Estudos Literários.