Mesa-redonda: saúde do adolescente

22 de março de 2007


A mesa-redonda é um projeto que permite aos alunos ampliar discussões e conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências sobre os temas ligados à saúde e ao bem-estar do adolescente (sexualidade, drogas, nutrição e práticas esportivas), além de proporcionar aos pais uma oportunidade de atualizar os próprios conhecimentos e favorecer uma aproximação de temas relacionados ao desenvolvimento dos próprios filhos.

Desde o início do processo, contamos com a participação dos alunos, que se responsabilizaram pela organização do evento.

A criação do logotipo foi realizada por Luiza Schuch e Gabriela Silveira Bueno, do 8º ano A. Para compor a mesa, foram indicados pelos alunos o Dr. Henrique Klajner, pediatra; a Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato, professora e coordenadora de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC; a nutricionista Nicole Azeyil Machado; e Sérgio Rubens Souza Rezende, professor de Educação Física da Móbile.

A importância e a avaliação do evento são descritas pelos próprios alunos. Leia algumas opiniões sobre o projeto:

“O 8º ano pode ser considerado um ano de grandes mudanças, novas experiências, formação de ideias, novas paixões, desejos, dúvidas, curiosidades, crises de estresse etc.

O evento nos ajuda a solucionar dúvidas e esclarecer problemas da adolescência. Os pais podem compreender melhor essa fase, melhorando o convívio no ambiente familiar.”

(Luisa Plastino e Luisa Papaiz – 8º B)

“Com o passar do tempo, os jovens do mundo inteiro estão tendo atitudes cada vez mais adultas; muitas vezes, essas atitudes causam problemas para os jovens que têm seu corpo menos desenvolvido e preparado. Para melhorar a situação, os especialistas indicados por alunos da Móbile puderam ser consultados na mesa-redonda.”

(Davi e Matheus – 8º A)

“O projeto, discutindo drogas, sexualidade, alimentação e práticas esportivas, acontece no 8º ano porque os alunos estão entrando em uma fase conturbada da vida, em que adolescentes passam por muitas mudanças físicas e comportamentais. Assim, a Móbile trabalha para que os alunos possam ser saudáveis e felizes.”

(Fábio e Fernando – 8º A)

“As perguntas feitas eram mesmo do nosso interesse e os profissionais as responderam com clareza. Além de aprendermos com as respostas dos profissionais, nossos pais também aprenderam a lidar melhor conosco e com outros adolescentes.”

(Juliana Penna e Mariana Santos – 8º C)

“A mesa-redonda abordou assuntos de interesse coletivo e tirou dúvidas frequentes. Muitas dúvidas que os adolescentes têm vergonha de perguntar aos pais puderam ser resolvidas pelos especialistas presentes na mesa.”

(Fabiana e Rafaela – 8º D)

“A mesa-redonda é um trabalho muito importante para nós, adolescentes, já que é nessa idade que começamos a descobrir coisas novas e a enfrentar novas aventuras.

A proposta desse trabalho é nos informar sobre assuntos que a cada dia vão se tornando parte do nosso cotidiano.”

(Taís Amim e Maria Eduarda – 8º B)