“Meus filhos já fizeram as pazes?”

6 de setembro de 2018


Por que dois irmãos gêmeos podem sentir tanto ódio um do outro? E de que maneira a família libanesa de Yaqub e Omar é arruinada por essa relação tumultuosa?

No dia 31 de agosto, sexta-feira, a Escola Móbile recebeu o autor Milton Hatoum para uma entrevista com seus alunos do Ensino Médio. O escritor amazonense provocou muitas inquietações com suas respostas ao enredo de Dois irmãos, romance premiado e traduzido para vários idiomas.

O autor narrou sua trajetória e seus processos de composição literária. Além disso, recuperou seus tempos de professor ao presentear a plateia com uma aula sobre criação literária e sobre as dificuldades de um autor no momento da criação de um romance. Mencionou os maiores obstáculos enfrentados para a versão final do romance Dois irmãos: a busca por um narrador convincente e participativo ao drama familiar e os nove anos da escrita integral do texto.

Além disso, Milton Hatoum revelou suas preferências de leitura, sugeriu outros textos complementares, alertou que os dramas humanos e o desgaste da memória são motes narrativos que o interessam e provocou os participantes ao dizer que a tragédia é a mais tentadora leitura para o ser humano. No final, atendeu todos os presentes autografando os volumes de Dois irmãos e de outras obras de sua autoria.