Misturar saberes, conectar saberes
26 de abril de 2019
Ciência, arte, trabalho cooperativo, pesquisa e lazer podem andar juntos na escola? O Estudo do Meio do 7º ano da Móbile Integral provou que sim. Dos dias 20 a 22 de março, nossos alunos realizaram um estudo interdisciplinar no Acampamento Peraltas, na região de Brotas, interior de São Paulo. Por meio dele, puderam desenvolver pensamento científico e artístico, além de habilidades socioemocionais essenciais para nosso tempo.
A primeira parada do percurso em direção à cidade de Brotas ocorreu na Fazenda Ibicaba, no município de Cordeirópolis. Nessa etapa inicial – ancorados por uma série de conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente na escola –, os alunos participaram de uma palestra sobre os principais acontecimentos do período de funcionamento da fazenda, entre 1817 e os dias atuais, identificando as atividades econômicas e as formas de trabalho ali praticadas. Em parceria com a disciplina de Matemática, os alunos ainda realizaram as medições dos espaços visitados com a intenção de analisar e comparar as condições de vida dos diferentes moradores da fazenda.
Na cidade de Brotas, foi a vez de visitar a Fundação Centro de Estudos do Universo (Fundação CEU). Lá, eles assistiram a uma projeção no planetário e realizaram um tour pelo sistema solar. Depois, no auditório do CEU, as turmas articularam seus conhecimentos sobre luz, matéria e gravitação (trabalhados ao longo do 1º bimestre nas aulas de Ciências Naturais) em uma conversa com um astrônomo da Fundação.
No segundo dia, nossos alunos pararam para observar (e por que não dizer contemplar?) o céu noturno através de lunetas produzidas por eles mesmos na Móbile. O mesmo céu noturno pôde ser observado por meio de uma luneta profissional e de um telescópio fixo. Essas observações serviram de base para posterior discussão dos conceitos de escala e de campo de visão.
Além dos conhecimentos acadêmicos adquiridos no estudo, os alunos participaram de uma série de atividades de lazer, como mergulhos nas piscinas, jogos nas quadras, brincadeiras no lago, gincanas, rodas de conversas e tirolesa. A estadia no acampamento proporcionou o desenvolvimento de importantes competências socioemocionais (parte integrante do currículo do Ensino Fundamental II da Móbile Integral) – tais como trabalho em grupo, cooperação, coordenação de perspectiva, resolução de problemas e empatia –, trabalhadas em atividades planejadas e estruturadas.
Ao longo dos três dias do Estudo do Meio, os alunos vivenciaram experiências valiosas, as quais mobilizaram atitudes investigativas e instigaram a curiosidade deles, além de terem vivido momentos de diversão, de interação social e muitas descobertas. Aprender é isso!