Móbile debate Fake News
25 de junho de 2018
Quem hoje se sente totalmente seguro com as informações que recebe, sobretudo por meio das redes sociais? O que é verdadeiro em um texto e o que é falso? Como se confere a veracidade de uma notícia? Essas e outras questões foram debatidas em um evento especial promovido pelo Ensino Médio da Móbile em parceria com a plataforma Um Brasil (http://umbrasil.com/) e com o noticiário ABC da notícia (http://www.abcdanoticia.com.br/).
No evento Fake News − Como funciona a indústria da mentira?, realizado em maio, os jornalistas Marcelo Tas, Maria Cristina Poli e Bárbara Libório abordaram, entre outros assuntos, o funcionamento da indústria da mentira, como identificar notícias e perfis falsos e como lidar com eles e com o uso ilegal de dados, além de nos informar sobre como combater boatos e fraudes no universo digital.
Sobre os convidados:
Marcelo Tas é consultor, diretor de TV, colunista, professor de Inovação do Ibmec-SP e influenciador com 13 milhões de seguidores. Maria Cristina Poli, atualmente à frente do ABC da Notícia, foi apresentadora das maiores redes brasileiras de TV e também é documentarista. Bárbara Libório, formada na Espanha, é jornalista de investigação e dados da plataforma Aos fatos (https://aosfatos.org/) e já atuou em grandes veículos da imprensa nacional.
Assista, na íntegra, à gravação do evento acessando http://umbrasil.com/videos/fake-news-nao-sao-espalhadas-por-robos-mas-por-pessoas/.