Móbile Integral na 33ª Bienal de São Paulo

14 de dezembro de 2018


A saída pedagógica de Artes Visuais dos alunos da Móbile Integral foi a visita à 33ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo. A edição, nominada Afinidades Afetivas, foi o destino dos alunos de 2º, 3º, 4º e 6º ano, sob a regência das professoras Adriana Ferla e Carolina Lopes.

Com a curadoria geral de Gabriel Pérez-Barreiro, a mostra apresenta um recorte abrangente da produção artística contemporânea, tema também abordado no currículo de Artes Visuais da escola.

O Educativo da Bienal, a partir de seus mediadores, foi cuidadoso ao abordar muitas das obras com um olhar voltado às crianças, estimulando suas interpretações e reflexões.

As trajetórias percorridas foram distintas para cada série, com especial atenção para a obra Vivam os campos livres, do espanhol Ballester Moreno: um grande círculo de cogumelos produzidos por alunos da rede escolar de São Paulo.

Além da visita ao Pavilhão Ciccillo Matarazzo, projetado por Niemeyer e sede da Bienal, o passeio contou com um gostoso piquenique no gramado, atividades de desenho e coleta de folhas e gravetos no entorno do pavilhão, onde as crianças puderam curtir o Parque Ibirapuera.