Móbile no Masp: A pintura – da Idade Média ao Renascimento
5 de dezembro de 2016
Pelo segundo ano consecutivo, as disciplinas de História e Estudos Literários realizaram, ao longo do segundo semestre, um trabalho interdisciplinar sobre a representação artística renascentista. Em 2015, foi o projeto “A Arte do Renascimento”, exposto na Mostra de Artes, e em 2016 o projeto “A arte em transformação”, feito com base na discussão voltada às análises comparativas e à lógica da construção, da desconstrução e da reconstrução dos paradigmas sociais, culturais e artísticos, tema da Mostra Literária deste ano.
Em outubro deste ano, os professores Denise Mendes (História) e João Cunha (Estudos Literários), junto com os monitores das respectivas disciplinas, Giulia Falcone e Filipe Santos, acompanharam um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) para uma visita guiada à exposição Acervo em Transformação, composta por obras da coleção permanente do museu paulistano, expostas nos famosos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi. A partir de um roteiro definido pelos próprios professores, os alunos mergulharam no universo da pintura acompanhando suas transformações entre a Idade Média e o Renascimento, tema do trabalho desenvolvido pelos alunos nas duas disciplinas.
Durante a visita, os estudantes puderam observar algumas das distinções entre a pintura medieval e a renascentista e aprenderam sobre diferentes estilos de cada período, discutindo as construções e desconstruções da arte. Além disso, receberam explicações sobre a importância das molduras, que faziam dos quadros verdadeiras janelas para um cenário imaginado; observaram o uso da perspectiva em espaços fechados e abertos; compararam as representações de temas religiosos em diferentes épocas; exploraram as linguagens e os simbolismos de artistas do acervo, como Botticelli e Bosch, culminando em uma reflexão acerca da retomada dos ideais clássicos na arte renascentista.
A partir dessa visita e das aulas, os alunos fizeram um trabalho em grupo que se configurou em um vídeo de análise comparativa de uma pintura de cada período estudado, de acordo com os ideais artísticos, ideológicos e filosóficos de cada estilo. Desse modo, essa etapa – que contou com ao menos um integrante de cada grupo de todas as turmas – certamente ampliou o horizonte dos alunos na elaboração do trabalho de pesquisa, extrapolando o ambiente da sala de aula e a limitação da reprodução por imagens digitalizadas.
Os ganhos pedagógicos desse projeto, tanto para nós, professores, quanto para os alunos, foram importantes, uma vez que pudemos analisar e discutir arte, observando obras in loco, em um dos mais significativos museus do país.
Os vídeos ficarão disponíveis para os alunos da Móbile, durante o final do 4º bimestre, no pátio de entrada. Foram reproduzidas e montadas em cavaletes algumas das obras analisadas, cada uma com um código dinâmico de acesso (QR) ao vídeo correspondente, a partir do qual os visitantes podem assistir às produções em seus celulares.
Denise Mendes e João Cunha são professores,
respectivamente, de História e Estudos Literários.