MobMUN 2018
12 de setembro de 2018
MobMUN é um projeto de simulação de debates no modelo da Organização das Nações Unidas, o Model United Nations (MUN), organizado todos os anos pelos alunos do Ensino Médio da Móbile para promover discussões acerca de conflitos atuais que se apresentam em circunstâncias muito díspares daquelas presentes em nossa realidade. Neste ano, de 18 a 21 de junho, a quinta versão do evento começou a ser preparada em dezembro de 2017, pela comissão de debates do Grêmio Glória Martini.
Nesta edição, o MobMUN contou com três comitês diferentes: o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que debateu o conflito israelo-palestino, o qual se faz bastante presente nas discussões das relações internacionais atualmente, uma vez que envolve muitos agentes bastante influentes no mundo, como os Estados Unidos, que tem o importante papel de mediador entre as duas entidades diretamente envolvidas; o comitê da Assembleia Geral para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários (SOCHUM), que promoveu um debate acerca da liberdade de expressão em diversos países do mundo e incluiu autores bastante importantes nesse conflito, como as empresas Facebook e Google; e, por fim, o Comitê Histórico, inédito no evento deste ano, o qual simulou a Conferência de Berlim, de 1883, que partilhou a África entre as nações imperialistas europeias.
Ao todo, 90 alunos do Ensino Médio se inscreveram e puderam decidir entre duas formas de participar, como parte da imprensa ou como delegado (participante do debate). No primeiro caso, os integrantes foram divididos entre dois jornais, The New York Times e The Guardian, com o objetivo de noticiar em um blog o que acontecia em cada comitê e, ainda, produzir, a cada dia, uma versão impressa de jornal com um resumo das discussões mais relevantes no prosseguimento do debate. Dentro das páginas da imprensa, também havia as seções dos “memes” com os delegados e das “pérolas”, destacando frases engraçadas ou sem sentido que os participantes diziam sem perceber. Na segunda forma de participar, cada delegado foi designado para representar a política externa de um país e, contudo, precisou estudar o posicionamento de sua respectiva delegação para defendê-la nos comitês em questão. Para se aproximar ainda mais do modelo de debate da ONU, os organizadores do projeto recomendaram o uso de trajes sociais ou típicos de cada país. E assim foi feito!
Por ter sido criado e executado pelos próprios alunos, o MobMUN é muito diferente das atividades regulares propostas pela escola, o que o torna uma experiência única. Além disso, por exigir um planejamento extenso e extremamente detalhado por parte da comissão de debates, o projeto ocorre apenas uma vez por ano, o que o torna ainda mais especial e o faz ser aguardado por muitos alunos, ansiosos para participar.
A seguir, deixamos o convite para ver, nos links abaixo, os blogs produzidos e ler os relatos de experiências de alunos do 1º ano do Ensino Médio que participaram pela primeira vez do evento.
- https://thenewyorktimesweb.wordpress.com/
- https://theguardianmobmun18.wordpress.com/
Leia o que dois alunos do Ensino Médio escreveram sobre o projeto:
“O projeto do MobMUN sempre me pareceu algo extremamente diferente dos projetos da escola e, por isso, desde que soube dele, quis participar. Sempre chamava minha atenção o modo formal como diversos alunos se vestiam no mês de junho, quando ocorriam as simulações da ONU. A partir do momento em que eu soube que, em 2018, o projeto seria ainda maior, com três comitês e incluindo pela primeira vez um histórico, baseado em uma conferência que de fato ocorreu em 1883, eu fiquei ainda mais ansioso.
Para mim, não houve nenhuma dúvida de que eu deveria participar da Conferência de Berlim, na qual reconstituiríamos a reunião em que as grandes potências europeias discutiram a divisão da África no final do século XIX. O cuidado com o contexto histórico teria que ser ainda maior, e isso deixaria a experiência mais única. Por ser meu primeiro MobMUN, eu não queria representar um país muito importante e, assim, optei pela Rússia, que, apesar de já ser uma grande potência, não desejava territórios na África e, por isso, não teve tanta influência na conferência real.
O debate, todavia, não repetiu o processo original e, como o consenso estava sendo obtido muito rapidamente, eu e minha colega de dupla (Luiza Vasconcellos, do 3° ano) resolvemos interferir e causar polêmica, exigindo a devolução do Egito aos turcos , já que este realmente tinha sido tomado de forma ilegítima pelos ingleses alguns anos antes. Mesmo não sendo coerente com a conferência real, já que representávamos uma nação inimiga dos turcos, nossa interferência acalorou a discussão e a deixou muito mais interessante, estendendo-a e colocando a Rússia no centro do debate. Apesar de a grande participação russa não ser exatamente o que eu planejava inicialmente, isso tornou a experiência muito mais desafiadora e marcante.”
(Júlio Escolastico Siniscalchi, aluno do 1° ano do Ensino Médio.)
“Por não possuir muita afinidade quando o assunto se tratava de política, vi o MobMUN como uma grande oportunidade para encarar esta matéria através de uma outra perspectiva. Além disso, por ser uma aluna nova, vi este projeto como uma forma de criar amizades.
Estando insegura e sem ter muita certeza se realmente iria gostar dessa experiência, resolvi fazer parte da imprensa, por me identificar com a escrita. Foi uma escolha certeira, pois consegui participar e ao mesmo tempo observar os outros alunos debatendo e, assim, aprendi como um debate da ONU funciona. O MobMUN foi uma experiência renovadora, mudou minha perspectiva acerca de política, descobri que me interessava por isso e, além disso, melhorei minha fluência e capacidade de escrita.
Este projeto transforma a escola em um outro lugar, os alunos e ex-alunos são quem dirigem o debate, todos se vestem com roupas formais e adequadas à sua posição, não há nenhum professor nos avaliando e é um local para o aperfeiçoamento de habilidades de debate e de escrita, que serão muito importantes para o nosso futuro.
Antes de os debates iniciarem, eu estava extremamente nervosa, pois entrei na Móbile neste ano, não conhecia muita gente e, para piorar, não conhecia ninguém da imprensa. Apesar disso, fui extremamente bem acolhida e criei amizades novas. Após a semana de debates, eu me apaixonei pelo MobMUN. Sem dúvida, no ano que vem participarei novamente, quem sabe, debatendo.”
(Maria Eduarda Sodré de Freitas, aluna do 1° ano do Ensino Médio.)
Daniela Ambrosano de Carlucci e Iasmim Rao Paiva são alunas do 3º ano do Ensino Médio.)