Mondrian no Centro Cultural Banco do Brasil
20 de abril de 2016
Mantendo a tradição de trazer ao país exposições internacionais, o Centro Cultural Banco do Brasil está apresentando a mostra Mondrian e o Movimento De Stijl, com pinturas, fotografias, desenhos de mobiliário, maquetes e outras produções da vanguarda moderna holandesa.
Os alunos do Ensino Médio visitaram a exposição, acompanhados por professores das áreas de Estudos Literários e História. O percurso da visita destacou a passagem da arte figurativa para a abstrata, marcada pela intensa pesquisa formal, tema estudado pelo grupo de 3º ano. Como abordagem da tradição artística, a mostra atendeu também aos demais alunos, que buscaram no CCBB a ampliação de seu repertório cultural.
Segundo a aluna Maria Cândida Wehrmann, do 3º ano, a exposição foi bastante instrutiva. “Era perceptível que o guia havia estudado e que se esforçava para deixar a visita o mais interessante possível”, afirmou. Lamentou, no entanto, a quantidade de obras à disposição do público, pois gostaria de ter conhecido outras produções de Mondrian que pudessem exemplificar mais fortemente o estilo desenvolvido pelo artista.
Desenvolver o senso estético dos alunos e sua possibilidade de fruição de formas de arte menos óbvias é uma preocupação da equipe de Humanidades da Móbile.