Movimento Tsurus: a esperança da cura coletiva
8 de junho de 2020
É com muito orgulho que lançamos, na primeira semana de junho, o Movimento Tsurus: a esperança da cura coletiva. Esse Movimento, que começou como uma forma de acolher as emoções em tempos de pandemia causada pela COVID-19 e em razão do isolamento social, transformou-se num projeto amplo de esperança, união e muitas aprendizagens para todos os envolvidos.
A ideia foi concebida pela equipe pedagógica de 8º ano e abraçada por um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II. A partir do origami do tsuru, que simboliza sorte, esperança, saúde e realização de sonhos, a equipe de estudantes e professores, em parceria com a Coordenação Educacional, desenvolveu um projeto que pudesse envolver toda a comunidade Móbile (crianças, adolescentes, familiares, professores, colaboradores da escola) numa mensagem de esperança e confiança de que dias melhores virão, e de que podemos nos ajudar e ajudar muitas pessoas, com pequenas ações.
Esse Movimento de acolhimento de emoções tornou-se um projeto de aprendizagens muito significativas para os estudantes que participaram, tanto no âmbito socioemocional e atitudinal (trabalhamos, em nossos encontros, a escuta, a empatia, a cooperação, a corresponsabilização, a autogestão, a responsabilidade e a autonomia) quanto no âmbito cognitivo e conceitual (os estudantes produziram textos, gravaram vídeos, fizeram mural virtual, desenvolveram o site do projeto e utilizaram conhecimentos das diversas áreas do conhecimento para transformar suas ideias em ação). Esse trabalho foi feito COM eles, e não PARA eles. Estamos orgulhosos de todo esse protagonismo e criatividade de nossos alunos!
Acesse nosso site, assista ao vídeo, conheça a equipe participante e faça muitos Tsurus!
Agora é com você! Participe desse movimento com a gente!