Muitas experiências e múltiplas sensações
29 de setembro de 2017
O I Sábado Cultural do Ensino Fundamental da Móbile Integral foi repleto de experiências que visavam sensibilizar os participantes sobre as percepções sensoriais.
Já na entrada do evento, o público era instigado a pensar sobre fenômenos sonoros, como canos que viabilizavam a passagem do som, ou ainda um xilofone gigante que permitia a produção de diferentes notas musicais. Na contramão da produção de sons, estava a caixa que guardava o silêncio: um ambiente onde o ruído era quase nulo. Aqui, o silêncio era um convite para promover a reflexão sobre a paisagem sonora que desejamos e pela qual somos corresponsáveis.
A exploração dos canais sensoriais em sua totalidade também foi objetivo da história musicada em inglês. Nessa proposta, os participantes ouviram um conto africano, interagiram com instrumentos musicais no decorrer da narrativa e foram convidados a pensar sobre a canção que marca suas próprias vidas. Visão, audição e tato participando juntos de uma única história!
Além das atividades dirigidas, propostas de livre exploração também ampliaram a vivência daqueles que estiveram conosco nesse evento. Painéis com curiosidades sobre como vivem aqueles cujos sentidos são disfuncionais são alguns dos exemplos. É possível correr sem enxergar? É possível conversar sem ouvir? Esses foram alguns dos questionamentos que estavam presentes nesses grandes painéis, apresentando aos nossos alunos importantes recursos utilizados nessas situações, como o sistema Braille ou ainda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Confira alguns dos melhores momentos desse evento!