Nossa escolha diária por educar
26 de setembro de 2017
Foi com a convicção de que educar é um ato que ultrapassa a sala de aula e o ambiente da escola que demos início à organização do V Campeonato Interno do Ensino Médio da Escola Móbile. Desde maio de 2017, quando convidamos os alunos para comporem a comissão organizadora, construímos com imenso carinho esse evento que, por mais um ano, foi capaz de nos emocionar de formas novas. E foi pensando na possibilidade de conceber novas formas e novas possibilidades de existência no espaço escolar que se deu o Campeonato.
Cada etapa desse trabalho apresentou desafios novos. Procuramos fugir da cilada dos caminhos fáceis porque, quando se trabalha com Educação, raramente o caminho mais fácil é o que possibilita a formação de alunos responsáveis, maduros, preparados para enfrentar com singularidade os tantos percalços que se fazem presentes.
Teria sido mais fácil, por exemplo, dizer “não”, há cinco anos, quando o Grêmio Estudantil Glória Martini procurou a Coordenação do Ensino Médio com a ideia de um campeonato esportivo nos moldes daqueles que os alunos tinham em seus primeiros anos de Ensino Fundamental. Teria sido mais fácil organizar um evento em que os alunos não opinassem no formato dos torneios, nas modalidades, nas equipes, na alimentação, na música, no nome da taça, nas bandeiras e em cada detalhe. Escolhemos não optar pelo mais fácil, pois isso se faz necessário para um projeto efetivo de Educação.
É de cada escolha que fizemos ao longo dos últimos quatro meses que se compôs o Campeonato. Tivemos a alegria de não escolhermos sozinhos, mas junto com a equipe de Educação Física da Móbile e com os funcionários e funcionárias que se mobilizaram para que cada detalhe funcionasse como se fazia necessário. E, principalmente, escolhemos a partir da aposta mútua existente entre a escola e os alunos que aqui se constroem. Alunos que apostam que sua escola pode lhes propiciar mais encontros, e uma escola que aposta que seus alunos podem sempre mais.
A partir dessas escolhas e apostas, pudemos criar um dia que contou com disputas esportivas de 14 modalidades – das mais tradicionais (futebol, basquete, vôlei) até algumas inusitadas (quiz, caça ao tesouro, biribol, quadribol) –, além de um torneio de dança e um sarau. Prestigiaram o Campeonato 374 alunos do Ensino Médio, responsáveis por preencher esse dia com esporte, arte, comprometimento e um forte espírito de equipe. Esses mesmos alunos escolheram homenagear “Macarrão” (Uilson), funcionário da manutenção da escola, dando o seu nome à taça do Campeonato. Taça esta que foi entregue à equipe amarela, grande campeã do V Campeonato Interno do Ensino Médio.
Depois dos meses de organização e do incrível dia do evento, retornamos a nossas casas com a segurança de que aquilo que nos move é a nossa escolha diária por educar.
Vinícius Carbone e Clara Colombo são assistentes de Coordenação do Ensino Médio.