O encanto das histórias para as crianças pequenas

3 de outubro de 2018


“Se quiser falar ao coração dos homens,

há que se contar uma história.

Dessas em que não faltem animais,

ou deuses e muita fantasia.

Porque é assim – suave e docemente –

que se despertam consciências.”

(Jean de la Fontaine)

 

Misturar a magia com a realidade é uma característica muito comum das crianças pequenas. Ao ingressarem no Infantil 2, desde o início, esse encantamento faz parte da nossa rotina, e é na leitura de histórias que as crianças aprendem uma forma de brincar com as palavras. Trata-se de uma fonte para a imaginação que as transporta para mundos diferentes.

No primeiro semestre, os livros apresentados tinham enredos mais curtos, e as ilustrações eram mais chamativas. Com o amadurecimento do grupo, as histórias se modificaram e os enredos mais estruturados eram ouvidos com atenção. Por essa razão, o Projeto de Contos Maravilhosos foi desenvolvido neste semestre. Além de ampliar o repertório de nossos alunos, tornou nossos dias repletos de magia, com gigantes e animais cantores soltos por todos os espaços de nossa escola.

Esse trabalho, na verdade, é muito potente, pois as atividades desenvolvidas transitam entre todas as áreas de conhecimento, a fim de que possamos prover condições lúdicas para o desenvolvimento das crianças. Alguns exemplos dessas práticas são: brincar com uma bola de ouro e jogá-la em um poço, preparar e oferecer um banquete aos Músicos de Bremen e plantar feijão mágico na expetativa de poder ir ao castelo do gigante. As professoras contam e recontam as histórias muitas vezes, utilizando diversos recursos; já as crianças as representam em momentos de brincadeiras, o que as ajuda a compreender a narrativa, a atribuir significações e a elaborar sentimentos como o medo, aprendendo, assim, a lidar com ele. A magia ultrapassa o livro, e há um afeto perceptivo entre todo o grupo.

Com o objetivo de incentivarmos ainda mais o gosto pela leitura e enriquecer esse trabalho, realizamos algumas atividades na Biblioteca Central da escola – um ambiente convidativo e repleto de conhecimento. Nossos alunos conheceram o acervo de livros, bem como o funcionamento do local. Ao circularem entre os corredores, observamos os olhares curiosos. As crianças tiveram ainda a possibilidade de manusear diversos livros adequados à sua faixa etária. Nesse momento, nós as observamos imitando atos de leitura das famílias e das professoras, que são ótimos modelos de leitores competentes. Além disso, os alunos escolheram um livro, com a ajuda da professora, para levar para a sala de aula. Quando Adriana Felicíssimo, coordenadora de projetos desse espaço, contou às crianças as histórias O patinho feio e Cachinhos dourados e os três ursos, transmitiu muito mais que belos enredos com estímulos sensoriais; levou os alunos para outros mundos de mágica e encantamento.

Finalizamos um projeto, mas vamos continuar oferecendo muitos contos aos nossos alunos e sugerimos que os pais também se entreguem a essa fantasia. Essa é a nossa responsabilidade para que possamos formar futuros leitores críticos.