O Infantil 2 e a Arte
15 de janeiro de 2020
“Todas as crianças nascem artistas,
mas a dificuldade está em continuar a sê-lo quando crescem.”
(Pablo Picasso)
Desde o período da adaptação, nossos alunos são convidados a experimentar a Arte, seja na interação com o meio, seja na exploração livre da tinta sobre o papel. Porém, para nós, a Arte é compreendida como uma forma de expressão individual e cultural, e, dessa forma, o protagonismo da criança durante o processo criativo é respeitado tanto no suporte gráfico como pelo movimento, numa experiência sensorial, que é essencial para desenvolver o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a imaginação e o lado criativo de nossos alunos.
Dando continuidade a esse trabalho, no mês de dezembro, uma equipe de arte de educadoras da companhia Oquecabeaqui? foi convidada para fazer uma oficina com nossos alunos. Nesse encontro, as crianças exploraram a textura de vários tipos de farinha. Pouco a pouco, elas iam recebendo um corante natural e água, dando, assim, outra propriedade ao material oferecido. Percebemos o quanto nossas convidadas eram sensíveis ao processo criativo e explorativo de nossos pequenos, pois se aproximavam delicadamente para propor uma intervenção.
Durante a atividade, observamos sorrisos, gritinhos e deliciosas falas que nos encantaram e que, com certeza, ficarão na lembrança das educadoras e das crianças. Foi uma excelente forma de expressão para finalizar o trabalho desenvolvido durante o ano.