O maior romance da literatura brasileira

27 de setembro de 2019


O Ensino Médio teve a oportunidade de receber a Profª. Dra. Yudith Rosenbaum, da Universidade de São Paulo, para conversar sobre uma das obras mais significativas da literatura brasileira: o romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

A narrativa foi apresentada pela professora, que se ocupou de contextualizá-la na poética do autor, considerando seu instigante trabalho com a língua. Yudith também tratou da peculiar condição dessa obra de caráter regional que atinge, igualmente, o universal, como outros clássicos fundamentais da literatura mundial.

O amor reprimido do jagunço Riobaldo por Diadorim foi tomado como fio da discussão, que contou com observações acerca de outros tópicos da literatura: a trajetória do herói, a retomada de mitos, a ideia de travessia, entre outras.

No final, as perguntas dos estudantes levaram, ainda, a outras importantes considerações sobre as relações da obra com o cinema e o teatro, além da construção de uma análise a partir de uma fortuna crítica tão ampla. Destacou-se, entretanto, a pergunta da aluna Ruth Di Rada: “Quais são as chances de um autor como Guimarães Rosa continuar sendo apreciado em um país que não valoriza como deveria a literatura e a cultura?”

Yudith destacou a relevância de insistirmos na oferta de autores como Guimarães, capazes, sim, de comunicação com os mais diversos públicos, e falou da importância da escola nessa construção.