“O que acontece quando um ser vivo desaparece da natureza?”
9 de dezembro de 2016
Aprimorar a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos é parte importante do processo de aprendizagem. Visando esse objetivo, os alunos do 4º ano apresentaram, no segundo trimestre, uma série de seminários sobre animais em extinção. Esse projeto foi desenvolvido na disciplina de Ciências, traçando um percurso que teve início numa investigação a respeito do Pantanal mato-grossense. Imagens e descrições do local estimularam os pequenos cientistas a perguntarem: por que o Pantanal é alagado na maior parte do ano? Quais espécies vivem nesse ambiente? Quais as características dos seres vivos que ali habitam? Em busca dessas respostas, os alunos iniciaram uma pesquisa que, aos poucos, foi revelando as relações alimentares que se estabelecem entre esses seres vivos, culminando na compreensão de que o equilíbrio ecológico depende dessas relações.
Dando sequência à atividade, a pergunta: “O que acontece quando um ser vivo desaparece da natureza?” fundamentou a etapa de estudo sobre extinção de seres vivos, com base em todos os conceitos trabalhados. Durante o processo, os alunos demonstraram muito envolvimento, trazendo espontaneamente de casa materiais complementares, como reportagens, fotos e conhecimentos adquiridos em viagens. Para preparar os seminários, as turmas se dividiram em grupos, os quais elegeram um animal em risco de extinção como tema de sua apresentação. A proposta de seminário foi escolhida para esse projeto por ser um gênero textual que promove o desenvolvimento da expressão oral, além de incentivar a pesquisa e a criação a partir do uso de recursos tecnológicos. Mais do que aprender sobre os conteúdos estudados, os alunos fizeram um percurso investigativo, motivado pela curiosidade e pelo estudo sistemático do cientista.
No dia da apresentação do seminário, muita ansiedade e um friozinho na barriga: era a estreia de nossos “cientistas” como palestrantes. A plateia surpreendeu pelo envolvimento e interesse por cada uma das apresentações, demonstrando o quanto a experiência de se expressar oralmente, em público, também desenvolve capacidades de atenção e escuta. Foi um momento de troca, em que a professora fez o papel de mediadora e os alunos foram autores de seus conhecimentos.
Conheça as etapas do projeto:
- Pesquisa individual no iPad em sites previamente selecionados;
- Compartilhamento de dados com os colegas de grupo;
- Oficina de PowerPoint ministrada pelos professores assistentes;
- Produção do esboço da apresentação;
- Produção dos slides;
- Apreciação dos seminários de colegas do 6º ano e discussão sobre características do gênero oral: postura corporal, dicção, tom de voz, fluência na fala, ritmo, gestos, vícios de linguagem e formas de envolver os ouvintes;
- Divisão de papéis entre os integrantes do grupo e ensaio para a apresentação;
- Apresentação do seminário.
A proposta de seminário contou com a participação ativa dos alunos. Abaixo, selecionamos algumas perguntas que revelam o envolvimento deles no processo de aprendizagem:
“Que espécies já existiram e não existem mais?”
“O urso polar vai mesmo desaparecer?”
“A arara-azul está na lista de animais ameaçados de extinção?”
“O que acontece quando um dos seres do ambiente desaparece da teia alimentar?”
“Plantas também entram em extinção?”
Clique aqui para conhecer os trabalhos dos alunos:
4º ano A
Cervo-do-pantanal | Jacaré-de-papo-amarelo | Lobo-guará | Mico-leão-dourado | Onça-pintada | Peixe-boi | Tartaruga marinha
4º ano B
Cervo-do-pantanal | Jacaré-de-papo-amarelo | Lobo-guará | Mico-leão-dourado | Onça-pintada | Peixe-boi | Tartaruga marinha
4º ano C
Cervo-do-pantanal | Jacaré-de-papo-amarelo | Lobo-guará | Mico-leão-dourado | Onça-pintada | Peixe-boi | Tartaruga marinha
4º ano D
Cervo-do-pantanal | Jacaré-de-papo-amarelo | Lobo-guará | Mico-leão-dourado | Onça-pintada | Peixe-boi | Tartaruga marinha
4º ano E
Cervo-do-pantanal | Jacaré-de-papo-amarelo | Lobo-guará | Mico-leão-dourado | Onça-pintada | Peixe-boi | Tartaruga marinha
4º ano F
Cervo-do-pantanal | Jacaré-de-papo-amarelo | Lobo-guará | Mico-leão-dourado | Onça-pintada | Peixe-boi | Tartaruga marinha