O que extraterrestres nos dizem sobre nossa linguagem?

5 de abril de 2019


A comunicação humana, apesar dos constantes esforços da humanidade para entendê-la, permanece uma fonte de questionamentos sem resposta definitiva. O que uma língua nos permite fazer?  Ela pode determinar o tipo de pensamento de uma pessoa? Em que medida a comunicação é influenciada pelo contexto sociocultural? Como o cérebro processa a linguagem?

A ficção científica, um meio que a cultura encontrou para expressar ideias sobre os possíveis rumos da humanidade, acrescentou a essas perguntas outro questionamento: se alienígenas viessem à Terra, como se comunicariam com os seres humanos? Esse é um dos motes do longa-metragem A chegada, dirigido por Denis Villeneuve a partir de uma adaptação do conto “Story of Your Life” (“História da sua vida”), do autor Ted Chiang.

A chegadateve êxito de bilheteria no ano de sua estreia, 2016, e já fazia parte da biblioteca cultural de alguns dos alunos do Ensino Médio da Móbile. No dia 22 de março, eles puderam assistir ao filmee debater com o professor Ricardo Sato e a monitora Luísa Domingues a maneira como os temas relativos à linguagem foram tratados e como são vistos pelas ciências, em especial a Linguística, o que permitiu a expansão das discussões acerca da natureza da linguagem feitas nas salas de aula do 1º ano.

Os alunos foram capazes de identificar que o filme tematiza, com ênfase, a relação entre linguagem e cognição, observando que a protagonista, a partir do contato comunicativo com seres extraterrestres, adquire uma nova forma de experimentar a passagem do tempo, muito diferente da humana. Além dessas questões, os alunos discutiram aspectos do roteiro e da montagem do filme, bem como dilemas morais envolvidos nas decisões tomadas pela protagonista.