O que temos no nosso corpo que nos ajuda a movimentar?
1 de agosto de 2017
Você já imaginou como seria conhecer o mundo pela primeira vez, como fazem nossas crianças? Elas se deparam com questões muitíssimo instigantes todo dia e toda hora. Mas como elas explicam tudo isso?
O trabalho na escola tem esse brilho de lidar com esses questionamentos e instiga os educadores a planejar situações de aprendizagem e experiências em que as crianças tenham a oportunidade de aperfeiçoar suas explicações sobre a realidade, ao mesmo tempo que ampliem seu repertório de compreensão sobre o mundo.
No Infantil 4, os alunos mergulharam na investigação sobre os movimentos do corpo humano, partindo da percepção do próprio corpo, de seus movimentos e possibilidades. O estudo começou com a exploração dos movimentos dos corpos das crianças com uma brincadeira com sombras. Nele, por meio da observação da sombra do corpo dos colegas, os alunos identificavam qual a parte do corpo estava em movimento.
Em seguida, investigaram o que existe dentro de nosso corpo que ajuda a nos movimentar, como os ossos e suas articulações. A chegada de um modelo de esqueleto foi cenário para muitas curiosidades, dúvidas e hipóteses aparecerem. De início, um nome para aquele novo integrante do grupo: Banguela, Luca, Prof. Esquelético e Bob ajudaram os alunos a entender melhor como os ossos e as articulações nos ajudam a alcançar diferentes posições com o corpo.
Muitos registros foram feitos no processo de construção desse conhecimento: desenhos, fotos, contornos do próprio corpo, entre outros. Para a finalização desse processo, um boneco articulável foi construído como forma de colocar em prática todo o conhecimento conquistado sobre a estrutura e o funcionamento das articulações do corpo humano. Os alunos, articulando o boneco, espelharam movimentos feitos por eles mesmos.
Foram muitas as descobertas! O conhecimento sobre o que permite o movimento ajudou as crianças a dar significado a uma das dimensões da construção da identidade: o próprio corpo.