O Recreio escolar: Uma oportunidade ímpar para o convívio social
5 de abril de 2014
Conversas, correrias, hora do lanche, jogos, campeonatos: o recreio escolar. Com certeza, um contraponto a um mundo tecnológico, individualizado, tão intensamente vivenciado pelas crianças e jovens contemporâneos. Um excelente espaço e momento para favorecer e estimular o convívio entre os alunos da escola.
Foi considerando essa premissa que trabalhamos com os alunos do 6º ao 9º ano novas formas de utilizar os espaços da escola durante o recreio. Primeiramente, reunimos os representantes de classe trazendo para o grupo a necessidade de implementarmos alternativas de jogos e brincadeiras durante o intervalo das aulas. Levando propostas e recebendo considerações das discussões que os representantes desenvolveram com seus colegas, incluímos e reformulamos o rodízio de brincadeiras.
Favorecer a integração dos alunos e facilitar a utilização de outras habilidades – visuais e motoras, entre outras – são ações que compuseram o mote deste projeto. O mapa da Escola, apresentado durante as aulas de Orientação Educacional pelos representantes de classe, com destaques para os espaços de brincadeiras, finalizou nossas discussões.
Diogo Jácome
Araguari
Lateral do Auditório