O Universo fica mais próximo dos alunos do 5º ano
22 de junho de 2018
“A informação marcante da minha visita ao Planetário foi o Hubble, pois a maioria das descobertas dos cientistas foram através dele. Soube que o Hubble fica acima da atmosfera, pois ela é uma substância que atrapalha a visão pelos telescópios quando observamos o céu da Terra.”
(Relato de um aluno do 5º ano.)
Olhar para o céu em busca de desvendar alguns mistérios da imensa escuridão do Universo tem sido o objeto de estudo de nossos alunos do 5º ano nas aulas de Ciências.
Iniciamos o percurso de investigação olhando para o céu e identificando os corpos celestes visíveis a olho nu. O que são cada um daqueles pontos brilhantes? Essa foi a questão-problema disparadora que promoveu uma série de reflexões acerca do tema. Diferenciar estrelas de planetas, perceber que o tamanho de um ponto brilhante não significa necessariamente que ele é maior ou menor que outro, compreender que as estrelas também nascem e morrem são alguns dos diversos conhecimentos astronômicos com que os alunos terão contato no decorrer do estudo sobre o tema. “O sol é muito grande comparado ao nosso planeta, mas comparado com outras estrelas ele é bem pequeno.”
Para tornar mais próxima essa vasta imensidão, visitamos o Planetário Professor Aristóteles Orsini – o famoso Planetário do Ibirapuera –, cujo prédio, além de ser um importante patrimônio histórico, científico e cultural, possui um antigo projetor recentemente reformado para divulgar as imagens da escuridão espacial em plena luz do dia. Em sua sala escura, o brilho de tantas estrelas ocupa todo o campo de visão dos espectadores! “Quando as constelações apareceram, sentia que estava no espaço.” O exercício de imaginar as linhas que unem os pontos mais brilhantes e formam diversos desenhos foi vivenciado pelas crianças, assim como fizeram nossos ancestrais 4 mil anos atrás. Os olhos atentos identificaram as constelações, e os sons dos suspiros expressaram a novidade surpreendente. “Parecia que realmente estávamos em uma nave espacial.”
A participação nesse Estudo do Meio pôde estimular, nos alunos, a inquietação diante do desconhecido, a busca por explicações e a promoção do conhecimento científico, objetivos fundamentais do curso de Ciências que foram privilegiados nessa atividade. Mas esse é só o começo!
Lilian Chitman e Nicole Capelli compõem a equipe de Coordenação do 5º ano.