Oficina de Artes com a família

2 de setembro de 2016


Em tempos em que as brincadeiras estão sendo substituídas por jogos individuais e outras tecnologias – e em que a interação entre as pessoas tem se tornado cada vez menor –, promovemos momentos nos quais as crianças, com seus pais e avós, pudessem conhecer brinquedos e brincadeiras de outras épocas.

Neste ano, a partir da pergunta “Do que você mais gosta de brincar?”, as crianças do Infantil 5 foram convidadas a compartilhar suas experiências de brincadeiras em família e a pensar sobre a infância de seus pais e avós. Durante essa conversa, muitas dúvidas surgiram: “Do que será que o papai brincava quando tinha 5 anos?”; “Será que a vovó pulava amarelinha?”; “O vovô já me contou que brincava na rua; será que ele jogava bola?”; “Será que a mamãe jogava video game?”. Em busca de respostas para essas perguntas, demos início ao Projeto Memórias da Infância.

Primeiro, os alunos levaram para casa um questionário, a fim de resgatarem, junto com os adultos, memórias de sua infância, contando-nos sobre os brinquedos, brincadeiras e músicas daquele tempo. Depois, convidamos os avós para visitarem nossa escola e contarem sobre suas experiências, ensinarem brincadeiras, ou mesmo para fazerem algo relacionado à culinária que remetesse ao seu tempo de criança.

Além da brincadeira, a Arte também é muito presente na infância, pois é uma das linguagens pelas quais as crianças socializam e expressam seus pensamentos e emoções. É a partir dela que os alunos têm a possibilidade de se expressarem criativamente. Pensando nisso, fizemos um convite às famílias para participarem de uma Oficina de Artes na Móbile. Cada criança recebeu um representante e, juntos, fizeram uma pintura em tecido que posteriormente se transformará em uma almofada. Com muita criatividade, algumas duplas optaram por fazer uma pintura abstrata, já outras elaboraram um cenário cheio de detalhes. Após a atividade, todos confraternizaram saboreando um delicioso lanche.

As crianças ficaram muito entusiasmadas em receber suas famílias em nossa escola. Com certeza, essa vai ser mais uma lembrança que ficará nas “Memórias da Infância” de nossos alunos.