Oficina de sementes

4 de dezembro de 2018


As crianças têm uma grande curiosidade pelos fenômenos naturais, criando hipóteses para justificar o que observam, na tentativa de compreender melhor o mundo em que vivem. Para instigar ainda mais essa curiosidade, estudamos o tema Plantas com o Infantil 4. Programamos uma série de atividades e situações nas quais incentivamos nossos alunos a observar, levantar suposições, comparar, pesquisar, realizar experimentos e chegar a conclusões, transformando, aos poucos, curiosidade em conhecimento.

Durante esse estudo, nossos alunos já observaram as características físicas de diversas plantas, comparando folhas, troncos e flores, andaram por uma pequena trilha de Mata Atlântica e conheceram uma horta comunitária. Com o objetivo de ampliar ainda mais o olhar das crianças, organizamos, em outubro, uma oficina sobre sementes, ministrada por Ana Paula Souza, arquiteta que trabalha com instalações de hortas em pequenos espaços.

Para iniciar o trabalho, os alunos, em roda, receberam explicações a respeito do que aconteceria em cada atividade, ouviram curiosidades sobre cada semente apresentada, suas formas de dispersão, contaram sobre o que já haviam estudado e fizeram perguntas para esclarecer suas dúvidas.

A oficina contou com três estações:

  • Estufa de sementes – nesse espaço, nossos alunos foram apresentados a sementes brasileiras nativas em estado de dormência. Muito curiosos, cada um com sua lupa, eles fizeram uma série de perguntas aos biólogos que acompanharam a oficina e, também, puderam manipular livremente as sementes dos mais variados tipos e tamanhos que estavam expostas;
  • Confecção de “bombas” de sementes – uma pequena bola feita de argila e substrato de terra, recheada com sementes de abóbora e girassol. Além de se divertirem ao fazerem a “bomba”, as crianças aprenderam que as sementes não precisam ser enterradas, mas apenas jogadas em jardins, praças ou parques. Assim, expostas ao sol e à chuva, elas germinam, florescem e enfeitam qualquer pedaço de terra;
  • Jogo – em um espaço especialmente organizado, as crianças dramatizaram a germinação de uma semente e todo seu desenvolvimento até transformar-se em uma árvore. Depois, participaram de um jogo de encaixe, em que, com grandes varetas de madeira e peças representando folhas, montaram e desmontaram, de várias formas, uma grande “floresta”.

Essa vivência fomentou, ainda mais, a curiosidade e a postura investigativa de nossos alunos pelas plantas.