Os mistérios do céu
14 de setembro de 2018
O céu é sempre o mesmo?
O que aconteceria se a Terra parasse de fazer o movimento de rotação?
Do que são feitos os anéis de Saturno?
Como surge uma estrela? O que exatamente são as estrelas?
Ao longo do 1º semestre, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental foram estimulados a observar e a contemplar o céu em busca de reconhecimento da importância da Natureza para a garantia da sobrevivência dos seres vivos. Durante esse tempo, criaram hipóteses sobre as maravilhas e os mistérios do céu.
Tomados por uma série de questionamentos, após esse primeiro momento, foram em busca de explicações para tantas dúvidas que surgiram. Leram narrativas mitológicas ligadas à posição das estrelas e, a partir da análise dos mitos, refletiram sobre como as diferentes sociedades elaboram significados para aquilo que é observado.
Em uma etapa seguinte, os alunos se debruçaram na busca da compreensão de como a observação da Natureza gera conhecimento científico. Nesse trabalho, conheceram e identificaram os pensamentos de Nicolau Copérnico e Galileu Galilei.
Com o objetivo de enriquecer o repertório dos alunos e ampliar seu conhecimento sobre o tema, eles experimentaram a observação do céu noturno em uma visita ao planetário inflável que foi instalado aqui na Escola. Além disso, convidamos os astrônomos Marcelo Soares Rubinho e Dayane Seriacop, que desenvolvem seus estudos na Universidade de São Paulo, para responderem a algumas perguntas feitas pelos alunos sobre o Universo e acerca do trabalho do astrônomo.
Além da apresentação expositiva, os astrônomos fizeram o lançamento de um foguete artesanal, em que usaram vinagre e bicarbonato como combustível, e propuseram aos alunos experiências visuais com o uso de um telescópio.