Palestra com a jornalista Lais Cattassini

16 de maio de 2018


Mobilizados pela leitura do clássico 1984, de George Orwell, e pelas discussões sobre o convívio nos ambientes virtuais, os alunos do 9º ano da Escola Móbile participaram da palestra Confiança na informação: notícias falsas (fake news), bots e fábricas de trolls, com a jornalista Lais Cattassini.

Ao longo do 1º bimestre, os alunos do 9º ano discutiram temas relacionados à veiculação de informações nos meios digitais e seu impacto na vida real. Nas aulas de Língua Inglesa, o tema foi a manipulação das massas, retratado no livro de Orwell, e sua relação com os tempos atuais a partir de fenômenos como viralização e fake news nos meios virtuais. Nas aulas de Orientação Educacional, os alunos puderam debater sobre responsabilidade na criação e no compartilhamento de notícias e informações nas redes sociais.

A palestra teve por objetivos propor uma reflexão sobre o papel da imprensa na geração e na veiculação de notícias nos dias atuais, bem como explorar alguns fenômenos como as fake news (notícias falsas), os bots (robôs) e as trolls factory (fábricas de trolls).

“One of the role of the press is to inform people and to record history.”

“Nowadays, everyone can produce and distribute information.”

O encontro foi organizado de modo a ampliar as reflexões feitas em sala de aula sobre identificação, geração e viralização de informações falsas, e sobre a responsabilidade que assumimos ao replicar, comentar ou ainda compartilhar informações nas redes sociais.

“A large number of people in instants and it is hard to take it back if you’ve made a mistake.”

Nas aulas de Língua Inglesa, o resgate dos conteúdos da palestra será feito na produção de uma resenha crítica. Para isso, os alunos investigarão o ponto de vista do diretor de uma obra cinematográfica baseada em fatos, fazendo a identificação e a análise dos efeitos causados pelos recortes escolhidos para comunicar tais fatos.

O assunto também será recuperado nas aulas de Orientação Educacional durante as assembleias para a proposição de ações que promovam a conscientização dos adolescentes no uso ético das redes sociais.