Palestra com o Fotógrafo Alexandre Urch

14 de maio de 2018


“Apertar o botão é a parte mais fácil da fotografia!” Foi com essa frase que o fotógrafo Alexandre Urch começou sua palestra para os alunos do 8º ano da Escola Móbile, que tinha como objetivo sensibilizá-los para a intencionalidade na produção de uma foto.

Durante todo o encontro, os alunos conheceram as histórias e as motivações que levaram esse profissional a produzir cada um dos ensaios apresentados. Além disso, ele compartilhou algumas técnicas aplicadas em seu trabalho com fotografia e, sobretudo, as referências e intenções existentes antes de apertar o botão da máquina fotográfica.

 

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newman)

 

Nas aulas de Inglês, os temas abordados durante essa palestra contribuem para a leitura de Othello, obra clássica de William Shakespeare. O objetivo é estabelecer uma relação entre as diferentes formas artísticas de expressar sentimentos – neste caso, um paralelo é estabelecido entre a literatura e a fotografia.

Ao longo do encontro com o fotógrafo, os alunos puderam acessar os sentimentos retratados no ensaio Everyday People (http://www.alexandreurch.com.br/fotos/everyday-people/), no qual Alexandre retrata pessoas no transporte público da cidade de São Paulo. Além disso, os alunos participaram de discussões em sala de aula para contrastar suas próprias percepções dos sentimentos identificados nas fotos e as intenções do fotógrafo.

A palestra também contribui para a sensibilização do olhar dos alunos ao fazer um registro fotográfico em diferentes momentos de seu percurso escolar. A fotografia também é uma ferramenta pedagógica que será muito explorada ao longo do ano, em especial no Estudo do Meio de Santos. Por essa razão, a disciplina de Artes tem dedicado parte de seu planejamento para explorar as técnicas fotográficas e o próprio processo investigativo de registro do entorno do local. Relacionar-se com o espaço urbano de forma mais afetiva e efetiva é essencial para o registro de imagens sensíveis. Para isso, os alunos são provocados a observar o espaço urbano utilizando seus sentidos para além da visão e ângulos não convencionais ao olhar o ambiente. Alexandre Urch, com esse olhar já desenvolvido, transforma cada detalhe, cor e pessoa em imagens significativas que sensibilizam também o observador.

Uma característica marcante de sua obra é a maneira pela qual ele retrata a vida urbana da cidade de São Paulo, o que dialoga com a proposta trabalhada nas aulas de Artes Visuais, em que os alunos reconhecem o espaço urbano como suporte para a arte. Seja como tema de fotografias, seja com diferentes intervenções artísticas, a cidade é um espaço que proporciona a troca de experiências afetivas entre os indivíduos. A construção desse espaço é definida pela maneira que cada um escolhe para utilizá-la.

Clique nos links abaixo para conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo Alexandre Urch:

www.alexandreurch.com.br

http://ocheirodarua.com.br/

http://www.ascoresdasruas.com.br/