Palestra sobre agrotóxicos amplia debate sobre agricultura no 6º ano

21 de outubro de 2019


No dia 23 de setembro, o 6° ano da Escola Móbile recebeu a pesquisadora Larissa Mies Bombardi, que veio compartilhar com alunas e alunos os resultados de seus estudos comparativos sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e na União Europeia, publicados recentemente em conferências internacionais e no atlas “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”.

Bombardi iniciou sua fala perguntando às crianças o ano do nascimento delas e trazendo, atrelado às respostas, um dado importante: desde o nascimento dos estudantes do 6° ano, o Brasil é pioneiro no uso de agrotóxicos, dividindo essa liderança apenas com o Estados Unidos. A partir disso, a apresentação teve como base gráficos, mapas e infográficos publicados no atlas resultante de seus estudos de pós-doutorado.

Alunas e alunos puderam discutir com a pesquisadora os fatores econômicos relacionados ao incentivo ao uso de agrotóxicos, uma vez que as maiores arrecadações, entre o conjunto das exportações brasileiras, provêm, majoritariamente, da agropecuária. Bombardi mostrou mapas comparativos, discutindo com as crianças “quantas Bélgicas e Alemanhas” correspondem ao território destinado às principais monoculturas brasileiras – soja, cana-de-açúcar e eucalipto. A palestrante relacionou a prevalência de monoculturas no Brasil com o uso excessivo de agrotóxicos, trazendo dados quantitativos sobre os principais agrotóxicos utilizados e sobre estudos experimentais feitos com animais nos quais aparecem graves prejuízos à saúde por intoxicação com agrotóxicos. Além disso, comparou a legislação vigente na União Europeia e no Brasil e promoveu uma reflexão coletiva sobre o que tem sido, nas últimas décadas, prioritário para as legislaturas brasileiras e europeias.

Por outro lado, Bombardi relatou que há tramitação para criação de políticas públicas que priorizam a saúde humana e o meio ambiente, como a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos. A pesquisadora também colocou que o Brasil tem importantes experiências e manejos feitos a partir da agroecologia (uma forma de agricultura alternativa aos principais modelos hegemônicos), ou seja, existe outra forma de plantar e colher alimentos, e o Brasil sabe fazê-lo.

A participação das turmas do 6º ano, que levantaram questões bastante qualificadas sobre o tema, impressionou a palestrante. Esse encontro certamente enriqueceu significativamente as discussões das aulas de Geografia com a professora Elisa Verdi e mostrou que nossos estudantes estão informados e motivados a debater uma problemática tão importante no contexto político nacional e internacional.

Convidamos vocês a explorar não apenas as imagens do encontro de nossas crianças com Larissa Bombardi, mas também o atlas publicado pela pesquisadora: https://www.larissabombardi.blog.br/atlas2017.