Palestra sobre Arqueologia: ampliar o olhar sobre o estudo da história humana
10 de abril de 2019
O que faz um arqueólogo? Como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento das pesquisas em História? Qual a importância dos restos deixados por sociedades que viveram antes de nós na busca pela compreensão do modo de vida dessas populações? Essas foram algumas das questões que Guilherme Mongeló, mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (Museu de Arqueologia e Etnologia), abordou na conversa que teve com os alunos do 6º ano da Escola Móbile no dia 2 de abril.
Um dos principais objetivos da conversa foi apresentar algumas técnicas e etapas de trabalho seguidas pelos arqueólogos em suas pesquisas, bem como os campos de atuação desses pesquisadores no Brasil e no restante do mundo. Uma atenção especial foi dedicada à descrição do trabalho realizado atualmente pelos arqueólogos nas grandes cidades, demonstrando o quanto esses profissionais fazem parte do nosso cotidiano. Além disso, os pontos de contato entre a Arqueologia e a História foram constantemente reforçados com o intuito de ampliar o olhar dos alunos sobre o trabalho de historiadores e sobre a História enquanto ciência social.
Para a professora de História do 6oano, Lilian Silva, a palestra foi a concretização e a ampliação do trabalho de sala de aula: “Além de conherecem melhor os objetivos e métodos de trabalho em Arqueologia e a importância dessa ciência para o estudo de História, também colocaram em prática atitudes de estudante, tais como postura, atenção, anotação e apresentação de perguntas”.