Pantanal em chamas

5 de novembro de 2020


Imagine que toda a região metropolitana de São Paulo estivesse pegando fogo: 8 mil km2 em chamas. Em agosto de 2020, de acordo com os dados do INPE, os incêndios no Pantanal somaram uma área de 10 mil km2.

Para conversar sobre esse tema com nossos alunos do Ensino Médio, convidamos a Dra. Paula Valduja, especialista em conservação ambiental do WWF.

Diretamente de Brasília (DF), Paula nos explicou que os gigantescos incêndios deste ano são decorrentes de um período extremo de seca na região resultantes, principalmente, do desmatamento e da construção de usinas hidrelétricas na Amazônia e da agricultura intensiva no Cerrado. Além disso, destacou que o episódio acontece em meio a um grande retrocesso nas políticas federais de conservação ambiental e às mentiras relacionadas ao tema propagadas como fake news.

Paula Valduja explicou que atua analisando inúmeros relatórios de pesquisa e mapas para propor áreas de conservação e manejo sustentável do fogo no Pantanal. Ela reforçou a necessidade de criar políticas de prevenção aos incêndios e destacou que lidar com o fogo na região, embora uma estratégia comum, exige cuidados específicos.

Além das importantes informações sobre as particularidades da região e da discussão do conceito de bioma, a conversa foi importante também para os alunos que pretendem ter uma carreira na área da conservação ambiental, oferecendo um exemplo concreto de como as atividades são desenvolvidas, associando trabalho de campo, análise de material e considerações sobre o contexto legal e político.