“Pausa pro debate” discute as eleições presidenciais

17 de outubro de 2018


Realizamos no último dia 21 de setembro mais uma versão do Pausa pro Debate, evento no qual convidamos os alunos para um momento de reflexão coletiva sobre assuntos relevantes da atualidade. Dessa vez, reunimo-nos para debater a corrida presidencial. Nessa edição, convidamos seis alunos e alunas da disciplina de Ética e Cidadania Eletiva, oferecida para o 3º ano do Ensino Médio, para representar os candidatos com melhores colocações nas pesquisas de intenção de voto do 1º turno e enfrentar um debate político, com enfoque nas propostas de cada candidato para as áreas de educação, segurança pública e combate à corrupção.

Participaram desse Pausa pro Debate: Maria Julia Mattos Cabral Silva (como Geraldo Alckmin – PSDB), Pedro Lucas de Oliveira (como Ciro Gomes – PDT), Leonardo Rogério Fernandes Costa (como Fernando Haddad – PT), Leonardo Sampaio Espósito (como Jair Bolsonaro – PSL), Gabriel Schwartz (como Marina Silva – Rede) e Monique Preisegalavicius Murer (como João Amoêdo – Novo). O debate contou com a mediação da aluna Giovanna Ferreira Reggio.

Os alunos e alunas envolvidos no projeto contaram como foi a experiência:

Leonardo Espósito disse que sempre se interessou por política e, para esse evento, pesquisou a fundo as propostas de todos os candidatos à presidência, não só as do candidato que representou. “Sinto-me agora com mais propriedade para executar um voto consciente e acho que todos nós que participamos do debate pudemos passar parte dessa consciência para o público”, relatou o aluno, para quem a saída para a atual crise política passa pela conscientização das pessoas.

Para Gabriel Schwartz, representar uma pessoa com uma história tão diferente da sua, mas que vive no mesmo país, foi uma experiência interessante. O aluno também destacou o quanto aprendeu sobre as propostas dos candidatos e acrescentou: “Embora eu ache que poderia ter pesquisado um pouco mais, principalmente nos assuntos de economia, não fiquei nem um pouco decepcionado com o debate.”

Já Pedro Lucas relatou sua surpresa com o comprometimento necessário para colocar as engrenagens de uma nação nos trilhos e com a complexidade do debate político: “Em cada proposta apresentada, em cada fala expressa e em cada argumento retorquido, pude notar que o exercício da democracia vai ao encontro de uma densa pesquisa e entendimento da perspectiva de cada um dos presidenciáveis.” O aluno encerrou sua fala com uma reflexão sobre a importância desse evento nos tempos atuais: “Em um ano de eleições, mais do que simplesmente um empreendimento educativo, o Pausa pro Debate é o espelho de um futuro político que todos nós vivenciaremos como cidadãos, como brasileiros. Orgulho-me de ter feito parte de tal projeto, e deixo aqui minhas finais considerações de que a democracia, quando ensinada e valorizada, se perpetua.”

Beto Candelori é professor de Ética e Cidadania e coordenador do Pausa pro Debate.

Guilherme Akiyama é assistente de Ética e Cidadania.