Pepetela na Móbile

18 de novembro de 2016


“Você está brincando, não é? Como vocês conseguiram isso?”. Essa foi a reação de muitos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio quando foram informados de que o autor angolano Pepetela viria à Móbile para conversar sobre sua obra.

Embora bastante conhecido dos estudantes de Letras, Pepetela tornou-se uma referência para o público geral apenas neste ano, quando seu romance Mayombe passou a figurar na lista de leituras obrigatórias da Fuvest.

A escolha da obra, aplaudida pelos acadêmicos já de início, colocou os alunos em contato com a realidade de Angola, que remete à de outros países do continente africano, e ampliou as discussões sobre os conflitos ideológicos que marcaram o século XX.

O autor esteve na escola na tarde da última sexta-feira, 11 de novembro, para responder às questões feitas por professores, estudantes das três séries do Ensino Médio e ex-alunos. Atencioso, falou sobre Mayombe e também sobre o processo de descolonização de Angola, exatamente no dia em que a independência desse país completava 41 anos. Ganharam destaque reflexões sobre a “literatura de compromisso” e a necessidade (ou não) de pegar em armas para garantir mudanças políticas e sociais.

No final do evento, os alunos puderam ter seus livros autografados e tiraram fotografias com o escritor. A atividade foi uma iniciativa da equipe de Estudos Literários e Língua Portuguesa.

Cristiane Siniscalchi é coordenadora de Linguagens do Ensino Médio.