A poesia que explode do concreto
28 de outubro de 2012
“Na poesia concreta, o verso entrou em crise.”
(Décio Pignatari)
O Modernismo promoveu um novo conceito de arte, quebrando paradigmas e
implantando novas ideias. Ele se constituiu como um movimento de ruptura que defendeu a formação de uma nova cultura verdadeiramente brasileira, entendendo que as formas tradicionais e os modelos internacionais haviam se tornado ultrapassados. Assim, o fazer poético também foi contaminado por essa nova abordagem. A partir desse momento, o poeta passou a ter uma liberdade temática, formal e de experimentação em seus trabalhos.
Nas décadas de 1950 e 1960, surgiu o Concretismo, movimento de poesia vanguardista brasileira criado por Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. O poema concreto ocorreu em um contexto extremamente peculiar: o surgimento de um mundo calcado na necessidade de uma comunicação objetiva, veloz e imagética. Tal movimento propunha a utilização de vários recursos: o acústico, o visual, o sentido, o espaço tipográfico, a disposição geométrica dos vocábulos nas páginas. Esse rompimento com o verso tradicional, a rigidez na métrica, o vocabulário erudito e os temas clássicos deram vazão à inovação formal e a criação do poema-objeto.
Sendo assim, as construções poéticas dos alunos basearam-se em propostas lúdicas que partiram da inovadora concepção de arte de Sérgio Caparelli, Léo Cunha, Millôr Fernandes, Arnaldo Antunes etc. Além disso, as turmas do 4º ano também revisitaram vários poemas tradicionais.
Dessa maneira, tornaram-se hábeis para colocar em prática o trabalho da desintegração dos versos e aplicação dos novos recursos: visuais, semânticos, tipográficos. Nos momentos de criação, foi estimulado um traquejo mais amplo com a linguagem, como a observação do efeito de sentido na grafia das palavras, por exemplo, viabilizando uma experiência de plena sensibilização dos leitores-poetas.
Bárbara Eliza Alves Martins
Denérida Brás Martins Tsutsui
Luciana Tomiatto de Oliveira
Professoras de Língua Portuguesa
do 4º ano do Ensino Fundamental