A poética arte de ressignificar a natureza

10 de janeiro de 2019


“Quando olho para uma árvore e percebo sua calma, também me acalmo. As árvores estão sempre profundamente enraizadas no Ser.”

(Clarice Borian)

De um feliz encontro entre nosso estudo sobre as plantas e as produções artísticas de Clarice Borian nasceu uma exposição produzida pelo Infantil 4. Segundo a própria artista, para a grande maioria de nós, folhas secas são apenas sujeiras, quando, na verdade, as folhas secas são nutrientes que se desmancham pela ação de pequenos organismos e depois são mineralizadas por fungos e bactérias, enriquecendo o solo e mantendo a umidade. A arte de Clarice está em recolher folhas secas e bordá-las com palavras inspiradoras e motivos alegres, espalhando suas mensagens. Inspirados nessa poética e entendendo que a arte é nossa semente, reunimos aqui o produto final de todo o nosso percurso.

Essa trajetória foi cheia de aprendizados e reflexões, desde nossas rodas de pesquisas na escola, nossa visita ao habitat natural das plantas no parque Burle Marx, até a oficina de sementes. Fomos despertando nossa sensibilidade e apurando nossos sentidos para compreender melhor esse mundo natural e cheio de surpresas.

Descobrimos que as sementes têm diferentes meios de se propagar, como voar, nadar, explodir e grudar; que, ao crescerem, buscam sempre estar próximas da luz; e que esse processo gera diversas colorações em suas folhas. Descobrimos ainda que, muitas vezes, suas raízes, folhas e até seu caule servem de alimento para nós. Graças a essas descobertas, pudemos aprender a enxergar toda a beleza do ciclo de vida das plantas, desde seu nascimento até a queda de suas folhas e frutos, além do renascimento a partir da semente, reiniciando o ciclo.

Por isso, a folha seca encontrada no chão foi vista por nós como uma oportunidade de expressar em arte nosso conhecimento, usando-a de suporte para nossas produções. Esse processo foi tão rico e prazeroso para todos que decidimos dividir com vocês nosso percurso de aprendizado e nossa produção poética dele.

Cada folha desenhada e bordada é única; por isso forma, apreciem esse trabalho e sintam-se inspirados para também traduzir em arte a poética presente nesse aprendizado.