Por dentro da Arte

17 de maio de 2016


Quando as crianças olham pela primeira vez uma pintura do artista Gustavo Rosa, o interesse delas costuma ser imediato. A variedade de cores, as gravuras dos animais, das pessoas, dos gordinhos atraem olhares admirados e até alguma familiaridade com o caráter lúdico que sua obra apresenta.

Essa reação não foi diferente com as turmas do Infantil 3. Ao iniciarmos o trabalho com a série do pintor denominada “Os banhistas”, o encanto de nossos alunos aconteceu rapidamente. Além das atividades realizadas dentro da escola, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a obra e a vida desse artista em uma visita realizada em seu estúdio.

Observar as obras de um pintor em seu local de trabalho foi algo muito enriquecedor. De acordo com as explicações da monitoria do local, as crianças conheceram mais sobre a história do artista, observaram a temporalidade de suas obras e viram bem de perto sua mesa de pintura, assim como seus materiais de trabalho.

As crianças entraram em contato com toda a liberdade e criatividade da produção de Gustavo Rosa. Viram seus gatos quadrados, suas galinhas triangulares e os olhos coloridos que ele colocava em seus personagens, uma de suas marcas registradas.

Foi uma saída pedagógica muito interessante. As obras coloridas e tão atrativas para as crianças ganharam mais vida em olhares fascinados e curiosos. Certamente, elas propiciaram a nossos alunos um maior interesse pela Arte e a admiração pelo artista.