Por dentro da Olimpíada
14 de setembro de 2016
Durante 17 dias de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, mais de 10 mil atletas disputaram 306 medalhas. Um evento desse porte desperta nos alunos grande interesse e permite múltiplas ações na escola, de forma a podermos compreender todas as facetas que envolvem esse acontecimento.
Acesa no dia 21 de abril de 2016 em Olímpia, na Grécia, a tocha olímpica dos Jogos de 2016 foi conduzida durante cinco dias por cidades da Grécia e passou por 329 cidades de nosso país. A tocha, o maior símbolo olímpico, foi o ponto de partida de nossas discussões sobre Olimpíada. Os criadores desse símbolo, Gustavo Chelles e Romy Hayashi (pais de alunos da Móbile), ministraram várias palestras para nossos alunos do Ensino Fundamental, narrando todas as etapas que envolveram sua criação, incluindo explicações sobre seu desenho, que inclui traços da cidade sede e da cultura brasileira.
A partir dessa iniciativa, várias outras ações contemplaram não só o esporte, mas também todos os princípios que regem um evento dessa natureza.
- As aberturas dos torneios Interclasses de 6º a 9º tiveram como mote os princípios olímpicos que priorizam o fair play, a participação, o respeito à diversidade e o congraçamento como pilares de qualquer competição.
- Os encontros Pais e Filhos do Infantil 4 ao 5º ano planejaram jogos que faziam alusão aos esportes olímpicos.
- Nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental I, os alunos discutiram questões relacionadas à leitura de dados e informações, analisando tabelas e gráficos. Essas análises permitiram reflexões a respeito das possíveis causas que determinam as grandes diferenças de desempenho na conquista de medalhas e a superioridade de alguns países. Os alunos também refletiram sobre a relação existente entre os investimentos no esporte e a possibilidade da prática esportiva como fator de inserção social.
- Nas aulas de Inglês do 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos confeccionaram figurinhas para completar um álbum de esportes olímpicos. A troca dessas figurinhas se deu pela prática da língua inglesa em situações de comunicação necessárias para esse objetivo. Já os alunos de 4º e 5º ano aprenderam sobre a história dos Jogos Olímpicos por meio de pequenos textos, vídeos e animações em inglês.
- No início da Olimpíada, montamos um painel a fim de acompanharmos diariamente as mudanças no quadro de medalhas. Esse painel foi atualizado pelos alunos ao final de cada dia, que identificavam os doze países com melhor desempenho, além da posição do Brasil.
É importante ressaltar que as ações desenvolvidas ganharam um espaço no programa “Segredos do Esporte” da emissora de televisão ESPN.
Acreditamos que essas iniciativas fazem com que a escola se torne um espaço vivo e dinâmico.