Produção portuguesa encanta Infantil 5
7 de junho de 2018
A fim de colaborar com os estudos sobre o projeto “Sustentabilidade Ambiental”, levamos as turmas do Infantil 5 ao teatro Alfa para apreciar a audição musical A Floresta d’Água, uma suíte para orquestra de câmara que busca, na contação de histórias e no teatro, elementos lúdicos para introduzir as crianças no universo da música clássica e das questões ambientais.
Baseando-se em estudos recentes que confirmam o poder educativo da audição musical ao vivo, A Floresta d’Água dispõe de vários momentos em que a plateia participa ativamente da execução do espetáculo. Para que aproveitassem melhor essa saída pedagógica, foi necessário que nossos alunos fossem preparados previamente em sala de aula e que confeccionassem três instrumentos sonoros: o chocalho, a castanhola e o balangandã.
O premiado maestro e compositor português Jorge Salgueiro conduziu o espetáculo, em que ressaltou a importância da preservação da natureza. Com muita alegria, Gabriela Kopinits fez a narração do concerto. Essa suíte de câmara já foi vista e aprovada por quase 100 mil crianças em Portugal.
O espetáculo A Floresta d’Água conta a história de uma gotinha de água que decidiu saltar da nuvem onde morava para se aventurar na terra. Animadas com essa possibilidade, outras gotinhas seguiram seu exemplo e, pouco a pouco, a planície se transformou em uma enorme floresta.
A história explica o ciclo da água e sensibiliza os espectadores para a conscientização ambiental, além de apresentar as diferentes sonoridades dos instrumentos (violino, contrabaixo, flauta transversal, flautim, flauta de êmbolo, oboé, corne inglês, saxofone alto e barítono, trombone, piano, sintetizador e percussão variada) e das formas musicais presentes ao longo da suíte (Prelúdio, Bagatela, Rondó, Sonatina, Cânone, Scherzo, Variações, Canção e Hino).
Ao final, as crianças retornaram à escola animadas com o universo da música clássica e por terem tido mais contato com temas relacionados ao meio ambiente.