Projeto com Jogos
13 de maio de 2017
O ato de jogar faz parte da cultura de todas as crianças. A decisão de tornar o jogo parte do currículo da Móbile tem como objetivo levar o aluno a desenvolver uma série de comportamentos sociais e acadêmicos que garantam um espaço de aprendizagem colaborativo.
Esse espaço se pauta no planejamento de ações que possibilitam ao aluno desenvolver a flexibilidade de pensamento, o foco atencional, a criatividade e a busca de soluções para desafios e problemas. Além disso, favorece a capacidade de lidar com frustrações e a de persistir diante de desafios, desenvolvendo, assim, o autoconceito positivo.
Uma metodologia que garanta o cumprimento dos objetivos acima deve permitir que o aluno seja protagonista do processo. Por esse motivo, as intervenções do professor são fundamentais para que se garanta um espaço de aprendizagem pautado na reflexão, no diálogo e nos exercícios metacognitivos. Assim, constantemente, o aluno deve planejar, relacionar, avaliar e, a partir dos erros e acertos, repensar suas ações.
Os jogos “Quarto” e “Polaris”, no 4º ano, e “Reversi” e “Aoware”, no 5º ano, foram selecionados, neste 1º semestre, para a elaboração de sequências didáticas que contemplam etapas as quais consideramos essenciais para que nossos pressupostos sejam atingidos.
Num primeiro momento, o jogo é apresentado para as crianças, que exploram os materiais, realizando descobertas e levantando hipóteses sobre como se joga. Após essa etapa, o professor propõe que os alunos joguem de acordo com as regras criadas por eles.
O professor progressivamente apresenta regras e permite que os alunos joguem muitas vezes, questionem, façam escolhas, discutam estratégias e analisem jogadas congeladas. Essas etapas favorecem socializações e ampliam a capacidade de pensar sobre outras possibilidades de resolução de problemas, permitindo que os alunos façam generalizações.
Acreditamos que, além das regras específicas do jogo, é necessário trabalhar também regras que dizem respeito à relação entre os jogadores e ao contexto em que eles estão inseridos. É possível reconhecer diversos ganhos do trabalho com jogos para o desenvolvimento moral e intelectual das crianças. Sendo assim, este projeto tem repercussões em todas as áreas do conhecimento.