Projeto Convivência 2016
30 de março de 2016
Uma das tarefas essenciais da escola é o desenvolvimento da autonomia moral. Vivemos, no ambiente escolar, experiências que podem desenvolver a construção de capacidades relacionadas ao saber conviver.
O Projeto Convivência 2016 colocou os alunos em debate com o objetivo de respondermos à pergunta: Como vamos conviver? A presença de espaços de discussão que possibilitam confronto de ideias, apresentação de diversos pontos de vista e levantamento de soluções ajuda cada um de nós a refletir sobre as consequências das escolhas que fazemos.
Propiciar uma situação de circulação de ideias é condição essencial para a realização do projeto. Partindo desse pressuposto, neste ano organizamos o Projeto Convivência em três etapas, que consistem em apontarmos o que repudiamos e o que valorizamos em nossa convivência social.
Primeira Etapa: Os alunos, reunidos em grupos formados por representantes de todas as séries e com a mediação de um professor, foram desafiados a refletir sobre diversos aspectos que regulam uma convivência saudável e respeitosa. A partir de diferentes estímulos (vídeos, poemas, entrevistas, curta-metragem, tirinhas, charges e gráficos), propusemos uma reflexão a respeito das relações que estabelecemos em nosso convívio social e que promovem:
- a igualdade ou desigualdade de direitos;
- a inclusão de todos ou a exclusão de alguns;
- a presença ou não de abuso de poder de um grupo sobre o outro;
- o uso produtivo ou desrespeitoso das novas mídias.
Nessa etapa, um representante de cada série fez registros das conclusões.
Segunda Etapa: Os alunos, em suas turmas, tiveram a oportunidade de apresentar as conclusões da primeira etapa de discussão e, com seus pares de sala, elaborar um documento que sinaliza o que valorizamos e o que repudiamos em nossa convivência.
Terceira Etapa: Depois de realizadas assembleias no auditório, os grupos acordaram pontos considerando ações/atitudes que valorizamos e repudiamos em nosso convívio social.
Acreditamos que o Projeto Convivência valoriza um campo de aprendizagens sociais necessárias para estabelecermos, no convívio escolar, princípios e valores pautados na ética e no desenvolvimento de uma postura cidadã. Um aluno que tem clareza de seu papel social reconhece as regras como fundamentais num espaço coletivo e democrático. Além disso, tem maior segurança, desenvolve a capacidade de se autogerir e pode atuar no sentido de evitar situações de constrangimento, discriminação e abuso de poder.