Projeto “Conviver Melhor”

4 de julho de 2016


O Projeto “Conviver Melhor” é uma ação que visa garantir que as relações estabelecidas no âmbito escolar se pautem por uma convivência saudável e respeitosa.

Pensando nisso, é importante que, durante o ano letivo, sejam organizados encontros que permitam avaliar se os combinados que foram estabelecidos por alunos e professores estão ocorrendo de forma satisfatória, quais são os ajustes necessários e quais são as questões que precisam ser retomadas para a redefinição de metas e compromissos.

Em junho, os alunos do 6º ao 9º ano se reuniram e analisaram o documento produzido nas assembleias realizadas no início do ano. A partir da leitura compartilhada, os grupos, formados por representantes de cada ano, foram desafiados a identificar em cada parte do documento:

  • uma ação que valorizamos e que está dando certo;
  • uma ação que repudiamos e da qual precisamos cuidar.

Após essa reflexão, cada grupo sistematizou suas conclusões por meio de um questionário disponibilizado no Móbile Virtual. A partir das respostas dadas pelos grupos, será feita uma estatística que fornecerá dados importantes para a retomada dessa discussão nas aulas de Orientação Educacional. Acreditamos que promover situações contínuas de reflexão sobre a convivência escolar valoriza o campo de aprendizagens sociais, fundamentais para a formação de um indivíduo ético e que se responsabiliza por seu papel social.

Confira o documento produzido pelos alunos do 6° ao 9° ano que embasou o questionário respondido por eles.

 

Ações e atitudes que valorizamos Ações e atitudes que repudiamos

 

      Respeito e tolerância

  • Viver em um ambiente em que as pessoas se respeitem, considerando as diferenças entre os indivíduos e os grupos.
  • Promover igualdade de direitos (de modo que todos sigam e se submetam às mesmas regras).
  • Antes de falar algo sobre alguém, pensar se o comentário não é ofensivo ou desrespeitoso.
  • Respeitar a privacidade do outro.

 

     Uso de poder

  • Agredir o outro física e/ou psicologicamente, diminuindo-o para se sentir melhor.
  • Querer se mostrar superior a outras pessoas.
  • Criar conflitos.
  • Sustentar privilégios para alguns.
  • Excluir alguém, violando seus direitos.
  • Depreciar o ponto de vista ou a dificuldade de alguém.
  • Tentar impor o seu ponto de vista sem levar em conta o do outro.

 

 

      Aceitação e acolhimento de todos

  • Reconhecer e respeitar os limites de cada um.
  • Praticar a igualdade, desde que de forma justa.
  • Aceitar as diferenças físicas e de ideias.
  • Acolher e incluir outras pessoas no grupo.
  • Garantir os direitos das pessoas com necessidades especiais.

 

     Bullying
      Na forma de agressão física, psicológica ou verbal.

  • Dar apelidos indesejados, zombando de uma característica física de alguém.
  • Rir quando alguém está falando.
  • Excluir o outro por mau desempenho em atividades físicas.
  • Fazer fofocas, expondo as pessoas.

 

 

     Resolução de conflitos

  • Dialogar respeitosamente com o colega para solucionar ou evitar conflitos.
  • Alertar o autor de uma discriminação ou exclusão, mesmo que ele seja seu amigo.
  • Alertar o amigo quanto a atitudes erradas e mostrar as consequências.
  • Defender quem está sofrendo: conversar com
    a vítima; juntar a vítima e o agressor para conversar; pedir ajuda a um adulto.
  • Se não conseguir se colocar, pedir ajuda dos professores, assistentes e coordenadores.
  • Refletir e tentar agir como achar melhor.
  • Ter coragem para fazer o correto.
  • Não dar atenção a pessoas com atitudes inadequadas.
  • Assumir uma posição consciente e positiva (intervir, buscar ajuda, não dar atenção) diante de uma agressão física ou psicológica.

 

      Passividade diante da violência

  • Participar de plateias que dão risadas e/ou não agem quando alguém é constrangido ou ser conivente com elas, incentivando o agressor.
  • Em uma situação de briga, assumir o papel de espectador, não buscando ajudar a vítima.

 

      Redes sociais

  • Fazer bom uso das redes sociais, de maneira consciente e respeitosa.
  • Saber tomar conta da sua privacidade.

 

     Redes sociais

  • Ofender e abusar do anonimato em redes sociais.
  • Divulgar imagens e comentários que desqualifiquem ou inventem coisas sobre o outro.
  • Fazer vídeos ou tirar fotos de algo que coloque o outro numa situação constrangedora seja em uma briga, em sala de aula ou em outro momento ou lugar.
  • Compartilhar informações pessoais dos colegas em mídias sociais.

 

 

     Desrespeito

  • Desvalorizar o gosto de alguém.
  • Atrapalhar a diversão do colega (por exemplo, no jogo de paredão, nas quadras e/ou durante o intervalo).
  • Descuidar do outro e/ou dos espaços de uso comum, mesmo em ações pequenas, como empurrar alguém na pressa de sair da sala, jogar lixo no chão ou furar a fila da cantina.
  • Agir conforme o padrão imposto pela sociedade (privilégios para brancos e ricos).